Especialista explica como identificar ovos de qualidade e preservá-los por mais tempo em casa

Do café da manhã ao jantar, o ovo é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos que existe. Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, ele é presença constante na mesa dos brasileiros. Mas, para garantir todo o seu valor nutricional e manter a segurança para a saúde, é essencial saber escolher e armazenar corretamente o produto.

No mercado, detalhes como data de validade, aparência da casca e classificação podem indicar a qualidade. Já em casa, a forma de guardar — e até o momento de lavar — influencia diretamente na segurança alimentar e na durabilidade.

Confira as dicas para garantir ovos frescos e seguros:

Verifique a embalagem: confira a data de validade e se não há rachaduras ou resíduos na casca.
Observe a classificação: ovos tipo extra, grande ou médio indicam o tamanho; escolha de acordo com a receita e a preferência.
Teste de frescor: mergulhe o ovo em um copo com água; se afundar, está fresco; se boiar, descarte.
Armazenamento ideal: mantenha os ovos na caixa original, na prateleira interna da geladeira (não na porta, onde há mais variação de temperatura).
Lavar só antes de usar: a lavagem remove a camada protetora da casca e pode facilitar a entrada de micro-organismos se feita com antecedência.
Perguntas para a especialista (Cristiane Cantelli Mortari, gerente executiva de qualidade da Mantiqueira Brasil):

Quais cuidados o consumidor deve ter ao escolher ovos no mercado para garantir frescor e segurança?
R.: Primeiro lugar, checar o local onde o ovo está exposto, se não há umidade e se é arejado, proporcionando o melhor ambiente para manter as condições de qualidade dos ovos. O consumidor deverá olhar também a data de validade, que precisa estar dentro do proposto pela empresa, que geralmente é de 30 dias. Assim, irá adquirir um produto seguro para sua alimentação.

Qual é a forma correta de armazenar ovos em casa para preservar sua qualidade por mais tempo?
R.: Em casa o ideal é armazenar na geladeira, pois evita que a qualidade do ovo seja prejudicada pela oscilação de temperatura ambiente ou até de calor excessivo. Isso pode alterar a qualidade do produto. Na geladeira, dar preferência para armazenamento no interior e não na porta.

Lavar ou não lavar os ovos ao chegar do mercado? Qual é o procedimento mais seguro?
R.: Os ovos produzidos pela Mantiqueira já são lavados e desinfetados e assim chegam ao consumidor. O procedimento mais seguro seria lavar no momento do uso, não havendo necessidade de ser antes do armazenamento.

Existem diferenças nutricionais ou de qualidade entre ovos brancos, vermelhos e caipiras?
R.: Não há diferenças nutricionais entre os tipos de ovos segundo a coloração de casca, se branco ou vermelho e também conforme tipo de criação, no caso, o caipira. A diferença nutricional estará nos ovos enriquecidos, por exemplo com ômega 3 e selênio, mas nesse caso estará identificado na embalagem.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp