Na avicultura de postura, a iluminação desempenha papel central na regulação do ciclo biológico das aves. Ao sincronizar funções hormonais, a luz influencia diretamente a reprodução, persistência produtiva, comportamento do lote e qualidade dos ovos, sendo considerada um dos pilares para o desempenho de poedeiras comerciais.
Neste cenário, a adoção de programas adequados permite manter a produção de ovos estável durante todo o ano, mesmo em períodos de menor luminosidade natural.
“Devidamente planejada e ajustada ao estágio fisiológico das aves, a luz artificial é uma ferramenta estratégica de manejo”, pontua Leandro Correa, consultor de Serviços Técnicos na Agroceres Multimix.
Contudo, ele deixa um alerta: “Nenhuma estratégia luminotécnica alcançará seus objetivos se não estiver integrada às demais práticas de manejo, como o programa de troca de fases da ração”.
Segundo o especialista, é imprescindível que as decisões técnicas sejam baseadas em indicadores de campo, como peso corporal, uniformidade, conformação física das aves, percentual de postura e peso médio dos ovos.
Quer entender tudo sobre o papel da iluminação no desempenho de poedeiras? Acesse agora o mesmo artigo recém-publicado no agBlog: https://agroceresmultimix.com.br/blog/a-iluminacao-como-pilar-de-alta-performance-em-poedeiras/.