Estimativa de produção para soja e milho 2025/26 segue inalterada; no caso da soja, estabilidade nas previsões se dá pela espera para o início do plantio.
A estimativa para a safra de soja e do milho da primeira safra 2025/26, para este mês de setembro, segue inalterada, de acordo com relatório da StoneX, empresa global de serviços financeiros.
Para a soja, que ainda não começou a ser plantada, a expectativa é de safra recorde, com produtividade também recorde, de 178,2 milhões de toneladas. No caso do milho da primeira safra, a produção está estimada em 25,6 milhões de toneladas, o que representa um pequeno aumento de 0,5% em relação ao volume do ciclo anterior.
Em ambos os casos, como ainda é cedo para mudanças substanciais nas perspectivas — no caso da soja, o plantio ainda não começou, e o do milho está no início — o clima permanece como ponto de atenção. Aumentaram as possibilidades de ocorrência do fenômeno La Niña na primavera, situação que pode trazer um padrão mais seco para o sul do país, o que pode impactar tanto a oleaginosa quanto o cereal.
O milho safrinha 2024/25, que está praticamente todo colhido Brasil afora, também teve seus números mantidos neste relatório de setembro da StoneX, com estimativa de produção em 111,7 milhões de toneladas.