Simpósio sobre Nutrição Inteligente para Saúde Intestinal e Máximo Desempenho Animal, promovido pela FACTA, abordará o tema nos dias 12 e 13 de novembro de 2025 em Foz do Iguaçu (PR).
Estudos cada vez mais detalhados da microbiota intestinal das aves têm avançado nos últimos anos, impulsionados por novas técnicas de sequenciamento molecular. Esses métodos permitiram identificar a complexidade da comunidade de bactérias que habitam o intestino e sua relevância para a saúde, para o desenvolvimento do sistema imunológico e para a manutenção do equilíbrio intestinal. Esta abordagem será um dos destaques do Simpósio sobre Nutrição Inteligente para Saúde Intestinal e Máximo Desempenho Animal, promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal (FACTA), nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR).
A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jovanir Inês Müller Fernandes, realizará a palestra “O Papel da Microbiota na Integridade Intestinal” na manhã do dia 13. Ela explicará como a relação entre microbiota e sistema imunológico é bidirecional.
“O hospedeiro oferece condições ambientais e nutrientes, enquanto a microbiota protege a mucosa intestinal e produz metabólitos benéficos, como os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Eles têm efeito anti-inflamatório, fortalecem a barreira intestinal e ajudam a controlar microrganismos patogênicos. Também regulam as respostas de defesa e tolerância do sistema imunológico. Já o sistema imune contribui para a formação e manutenção do equilíbrio da microbiota”, afirma.
A pesquisadora ainda destaca que a ciência tem demonstrado que o funcionamento da microbiota pesa mais do que a sua composição. O equilíbrio e a diversidade desses microrganismos garantem benefícios diretos ao intestino e a processos sistêmicos do organismo das aves. Uma microbioma saudável depende de fatores como dieta, digestibilidade e até do ambiente em que as aves são criadas.
“A microbiota se desenvolve de forma dinâmica, mas pode ser fortemente influenciada, por exemplo, pela nutrição e pelo contato com microrganismos presentes no incubatório, na cama do aviário e em outros elementos ambientais”, finaliza Jovanir.
Informações completas acerca do Simpósio sobre Nutrição Inteligente para Saúde Intestinal e Máximo Desempenho Animal e inscrições antecipadas com desconto estão disponíveis em: http://eventos.facta.org.br/2025-simposio-nutricao
Serviço
Simpósio Nutrição Inteligente para Saúde Intestinal e Máximo Desempenho Animal
Data: 12 e 13 de novembro de 2025
Local: Interludium Iguassu Convention Hotel, Foz do Iguaçu (PR)
Informações: https://eventos.facta.org.br/2025-simposio-nutricao/