Um grupo de avicultores capixabas realizou uma viagem técnica à países da Europa entre os dias 04 e 11 de outubro. A Missão Anuga, organizada pela Associação dos Avicultores do Estado do ES (AVES), sob demanda de seus associados, teve como objetivo buscar tecnologia e inovação, e constatar as tendências do mercado de ovos e carne de frango, além de outras proteínas e insumos.
A primeira parada dos integrantes da missão, acompanhados de representantes de empresas parceiras, foi na Bulgária, onde o grupo pôde conhecer uma inovação em tecnologia destinada ao processamento de esterco (adubo orgânico), fabricada pela empresa Big Dutchman, além de conhecer a estrutura local voltada para produção e incubação de ovos e pintos.
Já numa segunda etapa, o grupo passou dois dias visitando a Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, que ocorre a cada dois anos na cidade de Colônia, na Alemanha. Para se ter uma ideia, a feira estava distribuída em 11 pavilhões e teve a participação de mais de 150 empresas brasileiras com estandes, além de pavilhões promovidos pela Apex Brasil, e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entre outras.
Na sequência, na segunda metade da semana, a missão visitou o armazém logístico da Big Dutchman, localizado em Vechta, Alemanha, onde os integrantes da viagem puderam conhecer lançamentos que também estarão em breve no Brasil, inclusive no Espírito Santo. Além disso, tiveram acesso a informações sobre as tendências na produção de ovos e carnes, com atributos cada vez mais presentes no contexto do consumo.
Já seguindo para a etapa final da viagem, os representantes capixabas também passaram por Nimegue, nos Países Baixos, onde puderam conhecer a fábrica da Vaxxinova, empresa líder no segmento de vacinas para avicultura, que atua no mercado há mais de 60 anos. Ainda nos Países Baixos, em Barneveld, o grupo visitou a sede da empresa Moba/MRE, fornecedora de equipamentos de classificação e embalagem de ovos. Lá participaram de palestra sobre o futuro da avicultura mundial e encerram o tour técnico da missão.
Para Volkmar Berger, membro do Conselho Deliberativo da AVES, a Missão Anuga foi muito proveitosa. “Pudemos conhecer sistemas inovadores, participar da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, e perceber a força que o Brasil possui junto ao mercado externo. As informações técnicas e percepções sobre o mercado global também estavam bem presentes nas discussões e informações recebidas pelo grupo. Ainda é importante destacar como fomos muito bem recebidos por todos os lugares onde passamos”, relatou.
Volkmar ainda destacou que “oportunidades como essa, organizadas através da AVES, são de grande importância para a busca de conhecimento, a integração e o fortalecimento do setor local”, e acrescentou: “agradeço a todos que se envolveram na organização e os que participaram dessa missão. E que venha a próxima!”
O Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, ressaltou a grande importância das empresas parceiras na proposição, organização e execução do programa técnico da viagem. “A qualidade das visitas, reuniões e outros momentos, só foram possíveis graças à parceria firmada pela AVES junto a essas empresas, que são importantes fornecedoras dos segmentos de postura comercial e frango de corte capixaba, e que prontamente atenderam à proposta de atuação conjunta. A todas elas nossa gratidão”, finaliza.