Moradores da cidade e do interior de Santa Helena e de várias cidades próximas, têm entrado em contato com o Correio do Lago, relatando problemas com o fornecimento de energia elétrica.
A causa do problema recente foi o mau tempo de quinta-feira, mas as reclamações já vêm de mais tempo: “qualquer vento derruba chave”, deixando moradores, produtores e empresas, por longos períodos sem fornecimento de energia.
Problemas sempre existiram, mas o que acontece agora é mais grave, a Copel, após a privatização, tem passado por um processo de “desmonte”, está sucateada. Faltam peças de reposição e gente para trabalhar.
Funcionários mais antigos, que custavam caro, foram demitidos ou aposentados e a mão de obra foi terceirizada. Hoje são poucas equipes que fazem o atendimento ao cliente e muitas vezes, sem grande compromisso com a qualidade.
A avicultura, exemplo aqui utilizado por ser a atividade do denunciante, morador do distrito de São Roque, em Santa Helena, está ameaçada no nosso estado, pois os custos com energia cara, com os custos gerados pela falta dela e os problemas causados pela contaste oscilação da energia, que danifica motores e equipamentos, tem deixado o custo da produção, maior que a renda que ela proporciona.