Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0

O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0 na última semana, em São Francisco do Sul. O evento reuniu autoridades, especialistas e lideranças para debater os principais desafios do agronegócio catarinense, com destaque para os problemas logísticos que impactam diretamente o setor.  O Fórum é realizado anualmente com o objetivo de ampliar o debate sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do agro.

O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, representou o Sistema e ressaltou a importância da iniciativa para fomentar o desenvolvimento no campo. Ao falar também em nome do presidente José Zeferino Pedrozo, ele destacou que é fundamental promover ações que valorizem e apoiem o setor produtivo. “Tudo o que debatemos aqui é destinado ao produtor rural. Por isso, tratamos de temas como logística, infraestrutura, sustentabilidade e fixação do homem no campo. O que o produtor deseja é trabalhar com segurança jurídica e, por isso, essa parceria que temos em Santa Catarina entre o setor público e o privado é tão importante.”

Clemerson Pedrozo destacou, ainda, que o Sistema Faesc/Senar está presente em todas essas discussões, sempre procurando fazer o melhor pelo produtor rural. “E fazer o melhor pelo público do campo é, certamente, fazer o melhor pelo Brasil. Se há um setor em que nosso país é respeitado e, muitas vezes, temido no mundo, é o agronegócio. Por isso, enfrentamos tantos entraves. Afinal, somos competitivos e o produtor rural brasileiro — especialmente o de Santa Catarina — é diferenciado. “

O dirigente também reforçou a relevância do agronegócio catarinense. “Não me canso de destacar que, em um estado com apenas 1,12% do território nacional, somos o maior produtor e exportador de suínos, o segundo maior produtor de frango, o quarto maior produtor de leite, o maior produtor de maçã, o maior produtor de cebola, o segundo de arroz, o segundo de tabaco e um dos maiores produtores de florestas plantadas do País. Tudo isso é resultado do trabalho do produtor rural, que entendeu que, ao se unir por meio do associativismo e de suas cooperativas, ganha escala e fortalece seus negócios. Por isso, um fórum como este é extremamente importante. A Faesc, que representa os produtores rurais de Santa Catarina, sente-se muito orgulhosa em participar e contribuir com esse debate.”

Na abertura do Fórum, também houve pronunciamentos de representantes dos demais apoiadores do projeto: Ocesc/Sescoop, Sindicarne/Acav, Sicoob, Icasa, Fecoagro e Secretaria da Agricultura, representada pelo secretário Carlos Chiodini.

A programação contemplou palestras com o deputado Mauro de Nadal, coordenador da Frente Parlamentar da COP 30; com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; com o coordenador do Movimento Pró-Ferrovias, Lenoir Broch; e com o especialista em mercados de milho, Arene Trevisan. Também foi realizada uma visita à Indústria de Fertilizantes da Fecoagro e ao Porto de São Francisco do Sul.

O Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Massaranduba e Ilhota mobilizaram produtores, associados e representantes de entidades parceiras para participarem do evento.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp