A coccidiose continua como um dos principais desafios sanitários da avicultura moderna. Causada por protozoários do gênero Eimeria, a doença compromete a saúde intestinal das aves, reduz o desempenho zootécnico e causa prejuízos econômicos significativos.
Embora medidas de biosseguridade, limpeza e desinfecção sejam fundamentais, elas não são totalmente eficazes de maneira isolada. O controle bem-sucedido da coccidiose depende da integração entre diferentes estratégias; especialmente a vacinação, o manejo e a nutrição balanceada.
De acordo com Patricia Marchizeli, gerente Técnica Comercial – Aves da Agroceres Multimix, o controle efetivo deve considerar as particularidades de cada sistema produtivo.
“O sucesso no controle da coccidiose depende de uma abordagem integrada e adaptada à realidade de cada granja. A prevenção, o monitoramento e o suporte nutricional contínuo são fundamentais para reduzir perdas e manter o desempenho das aves”, sintetiza.
O tema é abordado em profundidade no artigo “Controle da coccidiose na avicultura: da vacinação à nutrição”, disponível no agBlog, o canal de conteúdo técnico da Agroceres Multimix.
Leia o artigo completo no AgBlog.















































