O Programa de Encadeamento Produtivo, que é composto por três cursos técnicos, está sendo concluído por mais um grupo de avicultores integrados da Cocari e Aurora Coop. São 19 produtores que estão participando da última etapa da trilha de treinamento, que é a de Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais.
O curso é dividido em três encontros e foi iniciado em outubro, com os produtores que já haviam passado pelo curso do De Olho na Qualidade e pelo Qualidade Total Rural.
Conforme o cronograma do Encadeamento, que é realizado em parceria pela Cocari, Aurora Coop e Sebrae/PR, depois de concluir o ciclo de treinamentos, com o final do curso de Sustentabilidade, os avicultores passam a estar aptos para serem auditados para receberem o certificado PRSA (Propriedade Rural Sustentável Aurora). Os avicultores certificados passam a receber um valor de bonificação pelo frango produzido e entregue na cooperativa, melhorando a rentabilidade.
O Programa de Encadeamento Produtivo é estruturado em três fases, todas com encontros presenciais e consultorias:
Qualidade Total Rural – Fase 1 – De Olho na Qualidade Rural: este módulo diz respeito à capacitação para a auto implantação dos 5 “S” da Qualidade, otimizando recursos e evitando desperdícios. Com seis encontros quinzenais, essa fase contou com 24 horas-aula e três consultorias, totalizando mais de quatro horas.
Qualidade Total Rural – Fase 2 – Gestão da Qualidade Rural: a fase 2 envolve a capacitação em gestão da qualidade, com foco em solução de problemas e melhoria contínua. São onze encontros quinzenais (48 horas-aula) e seis consultorias (12 horas).
Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais: neste módulo são apresentadas ferramentas e técnicas para equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental das propriedades. Inclui três encontros quinzenais (12 horas-aula) e uma consultoria (2 horas).
O atual módulo do Sustentabilidade começou em 28 de outubro, na sede da Cocari em São Pedro do Ivaí. Esse curso visa oferecer conhecimentos, ferramentas de gestão e técnicas para aplicação da sustentabilidade em empresas rurais.
Os temas são estruturados em 3 encontros quinzenais sequenciais, com duração de 4 horas cada um, perfazendo o total de 12 horas-aula, com uma consultoria de 02 horas na propriedade. No primeiro encontro foram tratados temas da área social, no segundo o tema é econômico e, no terceiro, o foco temático é ambiental.
Os cursos do encadeamento são realizados em áreas estratégicas de atuação da Cocari para facilitar os deslocamentos dos produtores participantes. São realizados na Associação Atlética da Cocari, em São Pedro do Ivaí, na sala de reuniões da Fábrica de Rações da Cocari, em Mandaguari e na unidade da cooperativa em Jandaia do Sul.
O Programa de Encadeamento Produtivo na área da Cocari foi iniciado em 2022 e já são cinco turmas concluídas no De Olho, duas turmas de QT Rural e, no momento, está em andamento com a segunda turma do Sustentabilidade.
A área de Fomento em Avicultura, da Cocari, explica que para o ano que vem estão previstos pelo menos mais dois cursos do programa, sendo uma nova turma de QT Rural e uma outra do Sustentabilidade.
Participantes percebem mudanças na gestão do negócio e também na vida pessoal
Ao participar do Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais, os avicultores percebem avanços significativos na forma como passam a administrar suas propriedades, vistas como verdadeiras empresas rurais. Mas há quem também perceba mudanças ainda mais profundas, que alcançam as pessoas, suas famílias.
É o caso de Leonardo da Silva Prado, avicultor da Cocari em Lunardelli. Ele diz que o curso sustentabilidade foi excelente e muito bem aproveitado na gestão do negócio. E ressalta que o resultado foi além disso. “Foi uma satisfação participar e aproveitamos muito. Nos trouxe uma mudança enorme tanto na família, na parte pessoal, quanto na forma de gerenciamento da propriedade”, fala.
Leonardo assegura que o encadeamento, de uma forma geral, trouxe formas diferentes de pensar a atividade, de aprimorar práticas já usadas na propriedade, como a organização, a parte visual e, principalmente, a parte administrativa. “Melhorou muito após essa sequência de aprimoramentos”, resume.
O avicultor de Lunardelli destaca também que aspectos como o social, o ambiental e a gestão de resultados da propriedade, “que já eram bons antes do programa, agora estão excelentes”, comenta. Leonardo explica que todos os dados importantes estão em planilhas, “tudo em dia para as tomadas de decisões tanto no presente quanto para o futuro. Ficou tudo contabilizado, nos permitindo melhor gestão do negócio”.
Considerando os esforços necessários durante todo o ciclo para participar dos treinamentos do programa e os resultados obtidos a partir das qualificações de processos, Leonardo resume: “Se fosse necessário fazer tudo de novo para garantir esses resultados, faríamos de novo, faríamos quantas vezes fossem necessárias. Os resultados são muito satisfatórios”, garante.










































