Grandes nomes do setor marcaram presença na aguardada solenidade de abertura do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024. A cerimônia que aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Ribeirão Preto na noite do dia 12 março também serviu de espaço para homenagens a grandes nomes da avícola postura nacional e internacional.
Antes da abertura os participantes conferiram a palestra magistral ministrada pelo professor, pesquisador, escritor e consultor referência internacional Evaristo Eduardo De Miranda, que compartilhou suas experiências e visões sobre a força e diferencias que fazem o agronegócio brasileiro uma locomotiva econômica e sustentável em fina sintonia às tendências ambientais.
“A indústria de produção de ovos do Brasil é um exemplo de segmento econômico que pelo uso de tecnologias foi capaz de elevar a quantidade, qualidade e o consumo de ovos ao longo dos últimos anos”, mencionou. (confira aqui a palestra completa imagens e vídeos).
Rogerio Iuspa, profissional referência no mercado, deu as boas-vindas para a autoridades e iniciou a apresentação das autoridades que compuseram a mesa de abertura. Entre os destaques da tribuna estiveram: Érico Antonio Pozzer (Presidente da APA, entidade organizadora do congresso), Erasmo Berger (Presidente do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024, Guilherme Campos (Superintendente da Agricultura do Estado de São Paulo), Luis Henrique Barrochello (Coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, representando o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo), Alessandro Hirata (Secretário da Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão Preto, representando o prefeito Duarte Nogueira), Gustavo Shimizu Nagai (Vice-Presidente da Associação Paulista de Avicultura), Ricardo Santin (Presidente da ABPA e Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil), Ariel Antonio Mendes (Presidente da Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA), Roberto Kaefer (Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte – APINCO e Presidente do Sindiavipar), Ariovaldo Zani (Vice-Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – SINDIRAÇÕES) entre outros.
Após o Hino Nacional ao som do acordeom sanfona, o presidente da APA se dirigiu ao púlpito e destacou o valor do congresso para o desenvolvimento sustentável da produção de ovos do Brasil e a necessidade da organização estratégica setorial para uma comunicação inclusiva e proativa. “Contamos com nomes de expressão no nosso meio, a exemplo do nosso convidado da palestra magistral entre outros profissionais de expressão, capazes de contribuir para um alinhamento estratégico para um diálogo atraente e eficiente embasado em dados que sustentam tal grandeza e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, a nossa importância na produção alimentos seguros e saudáveis para o mundo”, incluiu.
Ricardo Santin, Érico Pozzer, Elenita Monteiro e Erasmo Berger foram os homenageados pela Comissão Organizadora do congresso. “O primeiro homenageado foi Ricardo Santin pelo árduo empenho e dedicação na presidência da ABPA. Na sequência o Presidente da APA Érico Pozzer por sua dedicação para o desenvolvimento político-setorial, colocando toda a sua experiência profissional à serviço da avicultura paulista, grande polo produtivo nacional. Já a jornalista Elenita Monteiro da revista A Hora do Ovo, uma singela lembrança em função da comemoração do seu aniversário no mesmo dia do cerimonial. E por fim Erasmo Berger pelo seu histórico de contribuição na avicultura capixaba nesse ato representando todos os produtores de ovos do país”, encerrou Rogerio Iuspa.