O setor de postura segue em alta em fevereiro. O valor do preço de ovos registra quase 25% neste mês e tem dado um bom ânimo ao setor.
O mercado avícola de postura começou uma recuperação dos preços no final do ano e, em 2025 o seguimento registrou uma aceleração na valorização dos preços.
Quem explica a questão é a analista de mercado da Scot Consultoria, Juliana Pila. Segundo ela, se considerarmos a valorização do preço tanto no mercado atacadista como na granja, o setor de postura registrou uma valorização de quase 70% desde o início deste ano.
“Para explicar o que está acontecendo, temos que fazer uma retrospectiva do mercado. 2024 não foi um ano muito positivo para o mercado de postura quando comparamos o preço mês a mês, analisando 2024 ao ano de 2023, em quase todos os meses o preço recebido pelo avicultor foi menor na comparação com 2023”, explica a analista.
Ela conta que em 2024 o setor registrou uma expansão da produção de ovos e no ano passado houve o registro de altas temperaturas o que prejudicou tanto a durabilidade quanto a qualidade dos ovos. “O setor precisou girar mais rapidamente seu produto no mercado o que contribuiu para um aumento da pressão sob os preços ao longo de 2024”, afirma.
Ela aponta ainda que desde o final do último ano o setor registra um descarte de matrizes o que, naturalmente, gera menor oferta, o que tem colaborado com o aumento de preços bastante expressivo tanto no mercado atacadista como diretamente ao avicultor. “A demanda também está aquecida, normalmente há um aumento no consumo de ovos no começo do ano devido a descapitalização da população, que opta por uma proteína mais barata”, explica.
Juliana Pila explica também que apesar de a exportação de ovos não ser representativa no Brasil (cerca de 1%), o envio de ovos para o mercado internacional em janeiro cresceu e tem contribuído para o aumento de preços à população. “Nos preços no atacado, o valor na última sexta-feira, 14, esteve em R$ 217,00 a caixa com 30 dúzias e na granja R$ 212, 50. No mês de fevereiro, este valor representa quase 25% de alta nos dois elos da cadeia”, destaca.
Oferta mais restrita
Juliana Pila explica ainda que a quaresma vai começar daqui a cerca de um mês e deve aumentar o consumo de ovos. “E deve favorecer ainda mais o consumo desta proteína”, diz.
Relação insumos x ovos
Segundo a analista Juliana Pila, a relação preço de ovos x insumos é positiva. “Destaco que os preços firmes do milho em 2025 contribuem para este equilíbrio. A relação é positiva pela alta do preço dos ovos, mas o produtor avícola tem sempre que prestar atenção ao setor de grãos”, finaliza.