A detecção da gripe aviária na Argentina preocupa as autoridades e produtores do país. Muito mais agora que foi confirmada a perda de 200.000 frangos em um estabelecimento em Río Negro e de outras 20.000 afetadas pelo vírus em uma granja de Mar Del Plata.
O prefeito Miguel Petricio confirmou que em uma granja de Mainqué, Río Negro, 200.000 frangos de corte morreram por infecção direta ou sacrifício sanitário.
Havia 10 galpões lá, com 20.000 cabeças em cada um. Nenhum dos animais escapou da morte. A informação também foi corroborada pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).
A Granja Mar del Plata, por sua vez, está localizada na área de La Polola, perto da Rota 88. A informação foi confirmada por fontes do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).
Além disso, o veterinário Fernando Navarra , de Avicultores Mar y Sierras (Avimars) declarou à Radio Atlántica que “foram colhidas amostras e até as aves que estão vivas foram enviadas para Buenos Aires. Estamos trabalhando e fazendo o rastreamento da área”, disse o Senasa, que detalhou que, em geral, quando dá positivo, todo o galpão deve ser sacrificado. Neste caso conseguiram salvar 20 ou 30 aves.