A Argentina confirmou neste sábado (18) dois novos casos de gripe aviária detectados em aves selvagens, três dias depois de relatar os primeiros achados da doença na região sul-americana.
“Detectamos um segundo caso em dois patos selvagens encontrados mortos na província de Córdoba”, disse no Twitter o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA) da Argentina.
A Argentina, juntamente com o Uruguai – dois importantes produtores agrícolas internacionais – declarou esta semana estado de emergência sanitária devido aos primeiros casos relatados na quarta-feira passada.
Autoridades de ambos os países disseram que reforçaram os controles nas fronteiras e internamente como resultado do problema contínuo.
A gripe aviária, que atingiu novos cantos do globo, tornou-se endêmica pela primeira vez em algumas aves selvagens que transmitem o vírus às aves domésticas, disseram especialistas.
O vírus estimulou proibições de importação em alguns países e levou os preços dos ovos a níveis recordes em algumas partes do mundo.
Vários países da América do Sul, incluindo Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela, já detectaram casos de gripe aviária em seu território.
O Brasil, maior exportador mundial de frango, nunca registrou nenhum caso, mas está em alerta .