Atividades reforçam a importância do ovo na alimentação e na economia do Estado e do País.
A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Programa Ovos RS, como ocorre em anos anteriores, oferecem uma intensa programação para celebrar a Semana do Dia Mundial do Ovo 2025, que neste ano, será realizada de 05 a 10 de outubro. O Dia Mundial do Ovo é comemorado anualmente, na segunda sexta-feira do mês de outubro, que neste ano acontecerá no dia 10.
As atividades levarão informação, conscientização e ações de valorização do ovo como alimento versátil, essencial para a saúde e nutrição. A agenda reúne desde iniciativas educativas até distribuição do já consagrado “livro de colorir do Super Ovo” com lápis de cor não tóxicos, tendo como tema Segurança Alimentar. Haverá também distribuição de kit brindes promocionais para formadores de opinião, produtores de ovos e público em geral.
Entre os destaques, estão a campanha “Ovos Versáteis” e atividades de interação com o público, além da entrega do material promocional do Super Ovo e dos lápis semente, que une educação, sustentabilidade ambiental e o simbolismo de plantar boas ideias para o futuro. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cadeia produtiva em disseminar informação de qualidade e estimular hábitos alimentares mais saudáveis. No âmbito das atividades assistenciais, estão as doações de ovos para as instituições Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA), Projeto Social Caminho do Bem, Casa do Menino Jesus de Praga, Instituto do Câncer Infantil (ICI) e Paróquia São Martinho, além da recente parceria com o Banco de Sangue Virtual, que tem por objetivo incentivar o aumento de doações de sangue no Estado e colaborar com a saúde da população, afinal contribuir com a saúde é propiciar uma alimentação melhor!
“O ovo é um alimento completo, acessível e cada vez mais reconhecido como aliado da saúde e da nutrição. A Semana do Dia Mundial do Ovo, instituída mundialmente pela World Egg Organisation, é um momento de mobilização importante, no qual buscamos aproximar ainda mais os consumidores da nossa cadeia produtiva e mostrar que o setor avícola gaúcho é referência em qualidade, inovação, responsabilidade ambiental e social”, destaca José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav e Coordenador do Programa Ovos RS.
Mercado de ovos
O mercado de ovos gaúcho está em expansão, mas ainda está em busca de uma ampliação no cenário internacional. O RS é atualmente o 6º maior produtor de ovos do Brasil e no passado foi o maior exportador de ovos do país.
A produção anual estimada de ovos no RS é de 240 milhões de kg/ano. O segmento exportou cerca de 6,5 mil toneladas de ovos em 2024, um aumento de 4,3% em comparação ao ano anterior.