Foi celebrado na manhã de quinta-feira última (03), através de chamamento público, um termo de colaboração entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e a Organização da Sociedade Civil, representada pela Associação Paulista de Avicultura (APA). A parceria tem como objetivo, fortalecer as ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) a partir da contratação de 14 médicos-veterinários e três funcionários que atuarão em funções administrativas.
Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a parceria vai garantir a manutenção da vigilância epidemiológica para a Influenza Aviária e demais doenças de interesse em sanidade avícola no Estado de São Paulo, o qual ocupa atualmente, o quarto lugar no ranking nacional de produção e exportação da carne de aves.
“O termo de colaboração vem atender ao PESA no sentido de atendimento às demandas do programa, na manutenção da certificação sanitária do plantel avícola do Estado através de monitorias, checagem e renovação de registros e atendimento a focos, entre outros”, comentou o médico-veterinário e gerente do PESA, Paulo Blandino.
“Será um braço da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo com médicos-veterinários lotados nas regionais que têm maior concentração de estabelecimentos avícolas”, acrescentou.
Por sua vez, a APA agradeceu os esforços da SAA e da CDA em reconhecer as necessidades do setor. “Além da agilidade necessária para o funcionamento da atividade avícola, que é o terceiro PIB do agronegócio”, destaca Erica Pozzer, Presidente da Associação.
Para Luís Fernando Bianco, coordenador da Defesa Agropecuária, o convênio é um benefício para todo o setor. “O convênio vai permitir incrementar as ações de defesa agropecuária em seu programa além de beneficiar toda a cadeia de avicultores do Estado de São Paulo”, comemorou.
Após a assinatura do convênio, foram iniciadas as entrevistas com os candidatos aos cargos, que até a próxima semana, devem receber o resultado das avaliações.