Alinhado com as demandas do mercado e necessidades dos produtores rurais, o SENAR-PR desenvolveu sete novos títulos de cursos, que já estão disponíveis no catálogo. Os treinamentos são voltados para avicultura, alimentos e segurança no trabalho, e compreendem os seguintes títulos: “Manejo de frangos de corte – personalizado”, “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”, “Elétrica básica para aviários”, “Cultivo da mandioca de mesa”, “Boas práticas para manipulação de alimentos”, “Produtos sem glúten e sem lactose” e “NR 33 – Equipe de emergência e salvamento em espaço confinado”.
“O papel do SENAR-PR é estar sempre atento às transformações do campo e às novidades do meio rural. Dessa forma, estes novos cursos trazem conhecimento qualificado e atualizado para que os produtores e trabalhadores rurais possam continuar explorando todas as oportunidades em suas atividades”, destaca Jéssica D’Angelo, gerente do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Na área de avicultura, três novas capacitações atendem a diferentes etapas da cadeia produtiva, com o objetivo de qualificar a mão de obra. Segundo Helen Raksa, técnica do Detec do Sistema FAEP/SENAR-PR, a demanda veio da própria modernização da atividade. Hoje, o Paraná é o maior produtor e exportador de frangos do Brasil, sendo, portanto, um importante representante da cadeia.
O SENAR-PR também incluiu no catálogo o título “Equipe de emergência e salvamento em espaços confinados”, que já contava com outras três capacitações de acordo com a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados (NR 33). Segundo a Portaria MTP 1690, de junho de 2022, uma exigência legal um curso especial para os profissionais que atuam em espaços confinados, como silos, moegas, armazéns, túneis, poços e tanques.
“O treinamento passou a ser obrigatório aos profissionais devido ao alto risco de acidentes de trabalho graves em espaços confinados. Além da ameaça física de uma queda ou de soterramento, os trabalhadores também precisam estar preparados para os riscos atmosféricos, como a presença de gases tóxicos ou inflamáveis, e até mesmo a ausência ou baixa concentração de oxigênio nesses locais. Para cada situação, há uma estratégia adequada para restabelecer as condições normais da atmosfera”, explica Neder Corso, técnico do Detec.
Os novos títulos já estão no catálogo de cursos do SENAR-PR, disponível no site. Os interessados podem entrar em contato com o sindicato rural local para se inscrever nas capacitações, de acordo com as próximas turmas agendadas. Caso não haja previsão na sua região, é possível solicitar a mobilização de uma nova turma.