A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), informa que o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), confirmou que uma nova ave silvestre (espécie trinta-réis-real) apresentou teste positivo para o vírus da influenza aviária (H5N1). O animal havia sido encontrado na zona rural de Nova Venécia. Como a ocorrência foi em área não litorânea, a ação de vigilância será ampliada também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca.
A previsão é de que nesta semana sejam liberados os resultados dos exames das outras três amostras de aves silvestres suspeitas encaminhadas ao LFDA/SP. Uma equipe do Idaf esteve de plantão neste final de semana monitorando as novas notificações e atuando nos casos suspeitos.
De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema/ES), caso surjam novas aves com suspeita de gripe aviária, serão levadas para uma área específica e isolada, localizada em Vila Velha, para que não haja risco de infecção a outros animais.