Os auditores fiscais federais agropecuários iniciaram nesta segunda-feira (22/01) uma mobilização em todo o país para pressionar o governo federal a apresentar uma proposta “razoável” de reestruturação da carreira.
O movimento foi aprovado em assembleia do sindicato nacional da categoria (Anffa Sindical) na semana passada.
A partir de agora, os servidores vão realizar a liberação de certificados e mercadorias em portos apenas no último dia de prazo previsto em normas do Ministério da Agricultura, o que deve deixar o ritmo das operações mais lento. Eles também deixarão de cumprir horas extras não remuneradas.
Batizada de “Operação Reestruturação”, a mobilização seguirá “até que o governo apresente uma proposta razoável aos servidores”, disse o Anffa, em nota. Neste período, atividades essenciais de defesa agropecuária seguem normalmente, como, por exemplo, o diagnóstico de doenças e pragas previstas em programas de controle do Ministério da Agricultura, a emissão de Certificado Veterinário Internacional para viagem de pets e a vistoria de cargas vivas e perecíveis.
Com déficit de servidores, a categoria cobra reajuste salarial e a realização de concurso público há anos. Servidores do Ibama, ICMbio e Receita Federal também pressionam o governo por melhorias nas carreiras.