A Embrapa lançou o livro “Brasil em 50 alimentos” em comemoração ao cinquentenário da entidade. Nele, é apontado como a produção de ovos para alimentar a população evoluiu ao longo dos anos. Com o desenvolvimento dos mercados, foi necessário selecionar linhagens mais produtivas, adequar a alimentação, as instalações e o cuidado com as aves para dar suporte aos negócios com a avicultura de postura.
No último século, houve um vertiginoso avanço na ciência da produção animal e vários negócios foram estabelecidos. As linhagens mais produtivas desenvolvidas nos Estados Unidos e Reino Unido passaram a ser exportadas para outros países, entre eles o Brasil.
Numa análise prospectiva do setor produtivo, a quase inexistência de pesquisas em avicultura em âmbito nacional criou grande dependência na obtenção de linhagens selecionadas (cujas bases permaneciam nos países de origem), tanto para aves de corte quanto de postura.
Acompanhe no material que a partir da década de 1970, houve um vigoroso crescimento na produção brasileira e no consumo dos ovos, impulsionado pela maior demanda e pela adoção de processos de automação do setor.
Clique aqui e acesse o livro na íntegra!