O Banco do Brasil (BB) prevê crescimento de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em 2025, enquanto o PIB nacional deve avançar 2%. A expectativa do BB é que o setor agropecuário cresça a uma média de 3% ao ano de 2026 a 2029. As estimativas foram divulgadas no Boletim Agro, novo relatório trimestral do banco antecipado com exclusividade ao Broadcast Agro.
A projeção do BB para o PIB agro do próximo ano considera a mais recente projeção da safra brasileira de grãos e carnes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2024/25.
“De modo geral, apesar das incertezas climáticas e dos ajustes que o setor enfrenta, as perspectivas para 2024/25 indicam que o agronegócio brasileiro retomará seu papel de destaque no crescimento econômico do país. Projetamos que o PIB Agropecuário cresça 5,3% em 2024, sendo o setor mais dinâmico no próximo ano”, observou o economista-chefe do BB, Marcelo Rebelo, em nota.
Para a indústria, o BB prevê aumento de 1,5% do PIB no próximo ano, próximo à alta projetada de 1,7% para o PIB do setor de serviços.
Para este ano, o BB projeta queda de 1% no PIB da agropecuária, após avanço de 15,1% no ano passado. O resultado é atribuído pelo BB às condições climáticas adversas que afetaram o ciclo agropecuário anterior.