Campanha francesa de vacinação contra a gripe aviária ajuda na recuperação da produção avícola, dizem produtores

Uma campanha de vacinação contra a gripe aviária lançada na França em 2023 permitiu que a produção avícola do país se recuperasse a níveis não vistos desde que surtos do vírus exterminaram dezenas de milhões de aves, disseram produtores ontem, terça-feira.

A gripe aviária (HPAI), ou gripe aviária, é uma doença viral que devastou rebanhos de aves em todo o mundo nos últimos anos. Também houve evidências de transmissão além de aves, incluindo vacas leiteiras e trabalhadores de fazendas nos Estados Unidos.

A França exige a vacinação de patos, a espécie mais sensível ao vírus, tornando-se o primeiro grande exportador de aves do mundo a lançar uma campanha nacional de vacinação contra a gripe aviária.

Mas alguns países impuseram restrições às importações francesas por causa disso, preocupados que as aves vacinadas representem um risco, pois podem não mostrar sinais de infecção, o que significa que é impossível determinar se o vírus está no rebanho.

Apesar dessas preocupações comerciais, o presidente do grupo da indústria avícola francesa Anvol, Jean-Michel Schaeffer, disse que “a vacinação é um sucesso”.

“Entre o ano passado e este ano, todas as espécies estão aumentando porque evitamos grandes crises sanitárias. Isso permitiu que os fazendeiros retornassem à produção total”, disse ele aos repórteres.

Em 2024, a produção avícola francesa aumentou 12,1% em relação ao ano anterior, após aumentar 2% em relação a 2022. Agora, está 1,1% acima do “nível pré-crise” de 2019, um ano com relativamente poucos surtos de gripe aviária, disse Anvol.

Os comentários dos produtores de aves franceses ocorreram dias após o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ter dado aprovação condicional à Zoetis para usar sua vacina contra gripe aviária em aves.

Os EUA criaram um estoque de vacinas para aves após grandes surtos de gripe aviária em 2014 e 2015, embora as vacinas nunca tenham sido usadas devido a preocupações comerciais.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp