Canadenses que tentam fazer alguma economia comprando frango ou ovos no país vizinho agora já não podem atravessar a fronteira com essa finalidade, já que seu país está restringindo as importações de produtos avícolas de vários estados dos EUA.
A Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA na sigla em inglês) emitiu comunicado alertando que todos os produtos e subprodutos de aves que não sejam totalmente cozidos, enlatados ou hermeticamente selados provenientes das “zonas restritas” não podem ser trazidos para o Canadá.
De acordo com o comunicado, a proibição decorre de medidas implementadas pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) para proteger os recursos avícolas do Canadá de surtos de gripe aviária relatados em aves nos estados listados.
Os moradores que optam por comprar aves ou ovos dos EUA devem certificar-se de que têm provas de que os itens foram originados e comprados em uma área diferente das restritas, diz a CBSA.
A Agência ainda acrescenta que essas medidas são uma parte normal dos esforços de controle de doenças do Canadá. Não há risco de segurança alimentar associado a esses produtos, mas essas medidas estão sendo tomadas para evitar a introdução da gripe aviária no Canadá.