Logo após os serviços de saúde animal terem confirmado a detecção de IAAP em mamíferos marinhos em San Antonio Este, Rio Negro, autoridades locais restringiram o acesso à praia de Punta Villarino, onde apareceu um dos leões-marinhos encontrados mortos. Também está proibido preventivamente o acesso às praias desde El Condor até La Lobería, nas proximidades de Viedma.
O comitê de crise integrado por autoridades municipais também proibiu, temporariamente, qualquer contato ou aproximação com esses animais, um dos principais atrativos turísticos da região. Punta Villarino, situada dentro da Área Natural Protegida da Baia de San Antonio, é o lar de uma colônia de leões-marinhos, mas não é local de reprodução e, sim, de descanso, abrigando diariamente, nas altas da maré, entre 70 a 90 leões-marinhos.
Na segunda-feira, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) confirmou três novos casos de gripe aviária em mamíferos marinhos em Claromecó e San Blas, na província de Buenos Aires, e na cidade de San Antonio Este, no Rio Negro. E ontem (30) foi detectado mais um caso no balneário Mayor Buratovich, sudoeste da província de Buenos Aires.
“Fechada preventivamente por (causa da) Influenza Aviária”, alerta o aviso na foto abaixo, publicada por La Nación (Juan Macri, AP).