China relata primeiro caso humano de gripe aviária pelo H10N3

Um homem de 41 anos da província de Jiangsu, no leste da China, foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção pela cepa H10N3 da Influenza Aviária, informou a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, 1º de junho.

O homem, residente na cidade de Zhenjiang, foi hospitalizado em 28 de abril após apresentar febre e outros sintomas, informou o NHC em um comunicado. Ele foi diagnosticado com o vírus da gripe aviária H10N3 em 28 de maio, mas não forneceu detalhes acerca da origem da infecção.

O estado do paciente é estável e por isso está pronto para receber alta do hospital. A pesquisa médica em relação a seus contatos mais próximos não encontrou nenhum outro caso.

O H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade e, relativamente, de menor gravidade em aves domésticas. Além disso, o risco de se espalhar em grande escala é muito baixo, acrescentou o NHC.

A cepa “não é um vírus muito comum”, disse Filip Claes, coordenador laboratorial do Centro de Emergência da FAO para Doenças Animais Transfronteiriças.

Nos 40 anos completados em 2018, foram registrados cerca de 160 casos de isolamento do vírus, principalmente em aves selvagens ou aquáticas. A maioria dos casos ocorreu na Ásia e em algumas partes da América do Norte. Mas, até agora, nenhum caso foi detectado em galinhas.

Será necessário analisar os dados genéticos do vírus para determinar se ele se assemelha a vírus mais antigos ou se é uma nova combinação de vírus diferentes, observou Claes.

Diferentes cepas de gripe aviária estão presentes na China e, esporadicamente, algumas infectam pessoas – geralmente aquelas que trabalham com aves. Não houve um número significativo de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas durante 2016-2017.

Até agora não havia sido registrado no mundo nenhum outro caso de infecção humana pelo H10N3, ressaltou o NHC.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp