A colheita da safrinha de 2024 de milho atingiu na última quinta-feira (1/8) o índice de 95% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, em comparação aos 91% colhidos na semana anterior e está mais acelerada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 64% do cereal havia sido coletado.
As informações são do levantamento da AgRural, divulgado nesta segunda-feira (5/8).
“Os trabalhos estão virtualmente encerrados em Mato Grosso, onde a produtividade média superou a expectativa inicial graças ao clima predominantemente favorável ao longo da safra”, diz a consultoria.
Próxima do fim nos outros Estados, espera-se uma boa produtividade na maior parte de Goiás, porém rendimentos mais baixos no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais, de acordo como mapeamento. O motivo principal é a irregularidade de chuvas e as altas temperaturas que prejudicaram o desenvolvimento das lavouras.
“A região com mais milho ainda por colher é o norte do Paraná, onde o avanço das máquinas segue confirmando as perdas causadas pelos problemas climáticos”, aponta a AgRural.