A gripe aviária foi confirmada em vacas leiteiras no Colorado, tornando o Estado Centenário o nono nos EUA a ver o vírus altamente contagioso passar das aves para o gado.
De acordo com o Departamento de Agricultura do estado, o Escritório Veterinário do Estado do Colorado foi alertado em 22 de abril de que um rebanho leiteiro no nordeste do Colorado apresentava sintomas de H5N1. No gado, os sintomas da gripe aviária incluem diminuição da ingestão de ração, diminuição da produção de leite e leite anormal quando produzido.
“As amostras submetidas ao Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade Estadual do Colorado testaram presumivelmente positivo para IAAP em 24 de abril e foram confirmadas pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários [do Departamento de Agricultura dos EUA] em 25 de abril”, disse o Departamento de Agricultura do Colorado.
O gado infectado tende a se recuperar, segundo o Departamento de Agricultura do Colorado.
Um dia antes da confirmação da gripe aviária em vacas do Colorado, o USDA anunciou ações para limitar a propagação, incluindo testes de vacas antes de cruzarem as fronteiras estaduais.
“Continuamos a ver a evolução deste surto contínuo de IAAP e, no último mês, vimos a transmissão do vírus passar agora para o gado leiteiro. Embora ainda não compreendamos completamente o mecanismo de transmissão deste vírus, sabemos que ele parece estar se espalhando de vaca para vaca e entre rebanhos”, disse a veterinária do estado do Colorado, Dra. Maggie Baldwin, em comunicado fornecido pelo Departamento de Estado. da Agricultura.
“É extremamente importante que os produtores implementem medidas reforçadas de biossegurança para mitigar a propagação da gripe aviária altamente patogénica.”