O Brasil será a sede da reunião regional do Cone Sul, realizada pela Organização de Informação de Mercados das Américas (OIMA), nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba/PR. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do evento representando o país. O objetivo do encontro é a revisão dos principais projetos da OIMA na região, destacando temas como o avanço na elaboração do painel de preços dos produtos regionais e o intercâmbio de informações sobre boas práticas nos mercados atacadistas.
A OIMA é uma rede de cooperação formada por instituições governamentais, com o objetivo de coletar, processar e disponibilizar dados sobre os mercados de commodities agrícolas para ajudar na formação de políticas públicas dos países que integram a entidade. Os países envolvidos na reunião do Cone Sul são Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
De acordo com o cronograma, a abertura do evento ocorrerá na quinta-feira (14), com a participação da diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, juntamente com o representante do Cone Sul, Claudio Pérez (delegado do Chile), e o superintendente regional da Companhia no Paraná, Valmor Bordin. Haverá uma rodada de apresentações técnicas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), informações agropecuárias levantadas pela Companhia, dados sobre conjunturas, o uso de tecnologias e dashboards para a base de conhecimentos agrícolas, além de uma palestra sobre o Observatório da Agropecuária do MAPA. Na sequência, será realizada a reunião geral do Cone Sul com os representantes dos países.
Na sexta-feira (15), as equipes estarão na Ceasa de Curitiba para uma apresentação da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen). Logo após, serão mostrados os procedimentos de coleta de preços e a modernização da Ceasa, a relação da Conab com o trabalho das centrais de abastecimento do país por meio do Prohort e das ações específicas da Companhia no estado do Paraná (Palestra: Valmor Bordin/Superintendente Regional da Conab no Paraná). Na parte da tarde, os integrantes farão uma visita ao Assentamento de Agroecologia Contestado, uma área de 3,2 hectares que abriga cerca de 160 famílias de pequenos agricultores e conta com uma infraestrutura completa, com escolas, unidades de saúde, cooperativa e espaço de lazer para os moradores, que vivem da agroecologia.
Confira os delegados de cada país:
- ARGENTINA: Andrea Dansa (Encarregada de Mercados de Frutas – Ministerio de Agricultura, Ganadería y Pesca);
- BRASIL: Priscila Rodrigues (Gerente de Informação Técnica) e Juliana Martins Torres (Gerente de Produtos Hortigranjeiros), ambas da Conab;
- CHILE: Claudio Farías Pérez (Analista Econômico) e Ivonne López Tapi (Analista do Departamento de Informação Agrária – ODEPA)
- PARAGUAI: Rafaela Cristina Bobadilla de Martínez (Coordenadora do Serviço de Informação de Mercados Agropecuários – SIMA) e Lidia González de Ferreira (Técnica MAG/DC – SIMA – Ministerio de Agricultura y Ganadería);
- URUGUAI: Pablo Antonio Pacheco Laporte (Encarregado de Sistema de Relevamento de Informação) e Diego Nelson Romero Sellanes (Encarregado de Sistema de Relevamento de Informação – Observatório Granjero.