Durante a coletiva de imprensa promovida pelas lideranças do setor, o Presidente executivo da Asgav/Sipargs, José Eduardo dos Santos, reforçou que o evento será uma oportunidade para os produtores tirarem as suas dúvidas e terem uma troca de informações.
Desafio é uma palavra que faz parte do dia a dia da avicultura. Ao longo dos anos, o setor produtivo enfrentou uma série deles e sempre saiu fortalecido. A resiliência do segmento é o que faz do Brasil o quinto maior produtor de ovos do mundo, com expectativa de chegar a 52 bilhões de unidades produzidas neste ano, de acordo com dados da ABPA. E o desafio da vez, os casos de influenza aviária encontrados em aves migratórias no Espírito Santo, Rio de Janeiro e, mais recentemente, no sul do Rio Grande do Sul, não deve paralisar a cadeia produtiva. Muito pelo contrário, representa mais uma razão para maior união e fortalecimento do setor. Este é o balanço de uma coletiva de imprensa virtual realizada pela organização da 4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos) na tarde desta quarta-feira, 31 de maio.
O presidente executivo da Asgav, Associação Gaúcha de Avicultura, e realizador do evento, José Eduardo dos Santos, destacou a importância de continuar com o trabalho conjunto que vem sendo realizado por representantes do setor, entidades estaduais, ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e órgãos oficiais, como os departamento de defesa das secretarias estaduais e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e seguir em frente com as atividades necessárias para contribuir com o desenvolvimento da produção brasileira. “A influenza aviária já existe nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. E assim como ela não paralisou as atividades por lá, não deve paralisar por aqui também. Muito embora o momento seja de cuidados com a biosseguridade para proteger o nosso maior patrimônio, o status sanitário privilegiado da avicultura brasileira, livre das principais enfermidades”.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, salientou a oportunidade que a Conbrasul representa para discutir os desafios, medidas para ampliar a proteção do plantel e nivelar todas as informações entre os estados brasileiros. “Os Estados Unidos convivem com a influenza aviária na maior parte dos estados e, em alguns casos, até mesmo em granjas comerciais. E ainda assim, eles realizam com sucesso o IPPE, que é o maior evento da avicultura mundial. Assim como eles, nós não podemos parar. A realização de eventos é uma oportunidade de ampliar e disseminar conhecimento sobre os diferentes temas e, evidentemente, representa avanços”.
Apoiador do encontro, o presidente do Instituto Ovos Brasil (IOB), Edival Veras, não só confirmou sua participação na Conbrasul, como também salientou a importância do evento. “É uma satisfação muito grande para o IOB participar da Conbrasul, uma conferência muito profissional e um dos melhores encontros da indústria e produção de ovos do país”, disse o executivo destacando a importância do trabalho que vem sendo realizado no Brasil a respeito de desafio da vez.
“Vejo um trabalho muito profissional da ABPA e das associações estaduais em sintonia com os órgãos de defesa dos estados e com o Mapa. Tudo vem ocorrendo de uma forma muito boa. Imaginem vocês que falávamos sobre telamento dos aviários, uma decisão importantíssima tomada 10 anos atrás e que agora representa maior biosseguridade, que é o fator mais importante de uma granja. Estamos todos adotando medidas rigorosas de biosseguridade e estamos todos juntos para a realização do melhor Conbrasul de todos os tempos”, encerrou.
Santin salientou ainda a maneira transparente no trato das informações diante do atual cenário como um dos pontos mais fortes de enfrentamento. “Estamos monitorando aves migratórias, compartilhando informações e chegamos até aqui livres de influenza aviária por causa do trabalho que fazemos em prevenção. E é por isso que as nossas exportações da postura comercial crescem mais de 30% hoje. O Japão é o nosso maior importador, responsável por 44% dos nossos embarques. Taiwan é outro país que vem procurando o ovo brasileiro, apesar das últimas notícias”.
Santos destacou o trabalho que vem realizando em várias frentes setoriais e lembra que o congresso, que nesta edição terá seu primeiro módulo técnico, vai abordar a influenza aviária em três momentos distintos, salientando medidas de prevenção, controle e a experiencia dos Estados Unidos no enfrentamento da enfermidade.
O chefe de comunicação da ABPA, Marcelo Oliveira, defendeu a importância de encontros como a Conbrasul para a troca de informações e fortalecer o setor produtivo. “Os eventos vêm, para nós que trabalhamos com comunicação, como uma oportunidade ímpar. Em momentos de crise, eles contribuem com troca intensa de informações, com transparência e contam com parceiros importantíssimos para a transmissão de informações corretas, o que nos possibilita trabalhar de forma racional a informação sobre a influenza aviária, além de trazer fomento intelectual e técnico para o setor produtivo”.
Os interessados podem se inscrever no site do evento até o dia 15 de junho através do link https://conbrasul.ovosrs.com.br. O valor da inscrição é de R$ 780 para congressistas e R$ 500 para acompanhantes nas programações sociais do evento, que incluem coquetel de abertura, coquetel especial no segundo dia e um jantar no último dia.
Biosseguridade do Evento – Prevenção e Segurança Sanitária
A coordenação do evento anuncia a adoção de orientações e procedimentos relativos a medidas de biosseguridade e cuidados que devem ser seguidos por todos os conferencistas e equipe de secretaria e apoio.
A diretriz máxima é realizar um evento seguro. Na programação, uma série de debates sobre medidas que visam orientar os integrantes da cadeia produtiva em relação à manutenção do maior patrimônio da avicultura agroindustrial brasileira, que é o status sanitário, livre das principais enfermidades.
Atualmente, a carne de frango atende à demanda mundial de alimentação no Brasil e em mais de 165 países. O alimento ovo atende em torno de 80 países e também milhares de famílias brasileiras. A Conbrasul Ovos será realizada em Gramado, na serra gaúcha, portanto, distante da região de produção avícola comercial.
Sobre o Evento
Promovido por Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, o encontro acontece a cada dois anos em Gramado, na serra gaúcha, e reúne decisores da avicultura do Brasil e do exterior. Em sua quarta edição, o evento vem se consagrando pelo networking que proporciona, e registra crescimento de público e de apoio a cada edição. Outras informações podem ser encontradas no site www.conbrasul.ovosrs.com.br e na página instagram.com/conbrasul_ovos. Os telefones de contato são (51) 3228.8844, WhatsApp (51) 98600.9684 e o e-mail é [email protected].
Serviço:
4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos)
Data: 18 a 20 de junho de 2023
Local: Wish Serrano, Gramado, RS
Informações: www.conbrasul.ovosrs.com.br e instagram.com/conbrasul_ovos
Telefones: (51) 3228.8844 ou (51) 98600.9684
E-mail: [email protected]