O Ministério da Agricultura anunciou que vai regular a produção e distribuição dos produtos processados de origem vegetal, os chamados “plant-based”. O objetivo, segundo o governo, é evitar atritos com a indústria de proteínas animais.
O governo fez uma consulta pública sobre o tema entre junho e setembro do ano passado e recebeu mais de 300 contribuições de entidades do setor alimentício e de consumidores. Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério, Glauco Bertoldo, o consenso é que falta clareza na hora de informar o consumidor sobre a composição e características nutricionais desses produtos.
“Temos plena convicção da [capacidade de] coexistência das duas fontes. Ambas vão se expandir, e há espaço para ordenar esse mercado enquanto ele está crescendo”, disse Bertoldo em painel sobre inovações na Expomeat, feira internacional da indústria de processamento de proteína animal e vegetal, em São Paulo. Segundo ele, o mercado precisa ser regulado para que a concorrência entre os produtos possa ser justa.