Por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, o Mapa realiza o controle e a inspeção de produtos, desde o processo de rotulagem até o registro de estabelecimentos.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, realiza o controle e a inspeção de produtos, desde o processo de rotulagem até o registro de estabelecimentos. Para apresentar esse trabalho, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu ontem, quarta-feira (16), representantes da Coordenação das Cooperativas da Reforma Agrária do Paraná, na sede do Mapa, em Brasília.
“O Mapa é parceiro no desenvolvimento da agricultura familiar e da agroindústria. Só no Paraná, são mais de 32 cooperativas e dez cadeias produtivas do agro. É primordial a inspeção desses produtos para a integração e ampliação no setor”, disse o ministro Carlos Fávaro.
O Paraná é um dos principais produtores de produtos lácteos, derivados de milho, panificados, erva-mate, entre outros. E o Mapa atua no fomento a essas cadeias por meio de políticas públicas, defesa agropecuária e assistência aos produtores rurais.
“Encontramos aqui um apoio para o conjunto de nossas iniciativas, que será fundamental para fixar o homem no campo, ter diversidade de alimentos, baratear os preços dos produtos e fazer com que eles cheguem às cidades, às mesas dos trabalhadores urbanos”, disse Roberto Baggio, representante da Coordenação das Cooperativas da Reforma Agrária do Paraná.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também atua no fomento das cadeias produtivas por meio de uma parceria estratégica com a Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvendo pesquisas em vários tipos de produtos dos cooperados, como bioinsumos e agroflorestas. Além disso, realiza pesquisa de campo para identificar a potencialidade e a variedade dos produtos envolvidos nas cadeias produtivas.