A Coreia retomará as importações de aves e produtos relacionados de regiões do Brasil não afetadas pelo recente surto de gripe aviária altamente patogênica (IAAP), disseram autoridades do governo nesta sexta-feira (23), em meio a possíveis preocupações com a escassez de suprimentos.
A decisão ocorre em meio a crescentes preocupações sobre uma potencial escassez de oferta doméstica após a suspensão das importações do país sul-americano, que responde por mais de 80% das importações de frango da Coreia.
Seul impôs uma proibição às importações de aves do Brasil na última quinta-feira, após o país notificar oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de IAAP em uma granja de matrizes no estado do Rio Grande do Sul.
“Embora os preços dos produtos agrícolas e do petróleo tenham permanecido estáveis, o recente surto de gripe aviária no Brasil levantou preocupações sobre possíveis flutuações de preços em produtos alimentícios à base de frango”, disse o ministro interino das Finanças, Kim Beom-suk, durante uma reunião vice-ministerial sobre inflação realizada no início do dia.
Esta é a primeira vez que o IAAP foi detectado em uma granja avícola comercial no Brasil, embora o vírus tenha sido encontrado inicialmente em aves selvagens em maio de 2023.