CRMV-SC e Nucleovet pedem prioridade para vacinação contra covid-19

Em Resolução do Conselho Nacional de Saúde, os médicos veterinários estão inseridos nos grupos prioritários para imunização.

O presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), Luiz Carlos Giongo, a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), Silvana Giacomini Collet, o assessor jurídico do CRMV-SC, Anselmo Machado, e o assessor técnico do CRMV-SC, Paulo Zunino, reuniram-se nesta semana com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Na ocasião, protocolaram pedido de prioridade para vacinação dos médicos veterinários contra covid-19.

Em Chapecó atuam 481 profissionais habilitados pelo CRMV-SC. Os médicos veterinários, no exercício de suas atribuições profissionais no campo ou na cidade, exercem papel de relevante interesse para a saúde pública, notadamente no que toca ao controle e erradicação de doenças de animais transmissíveis ao ser humano.

Os profissionais também atuam em outras frentes e estão inseridos em clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença.

Em razão disso e da contribuição que dão à sociedade, esses profissionais foram classificados como detentores de direito à imunização prioritária pela Resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde.

Esse entendimento já foi ratificado em diversas instâncias da Administração Pública e vem sendo colocado em prática nos municípios. O Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde confirmou que médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O documento descreve os grupos prioritários e faz recomendações para a imunização.

Segundo o CRMV-SC, as três capitais do Sul já estão vacinando todos os veterinários, além de outros municípios com população menor. “Fomos bem recebidos e o prefeito disse que encaminhará o pedido junto à Vigilância Sanitária. Também irá conferir juridicamente frente às determinações estaduais e federais, mas entendeu o pedido e verá o que pode ser feito”, citou Giongo, ao acrescentar que o CRMV-SC acompanhará o assunto.

O Conselho também está visitando outras Prefeituras para dar encaminhamentos sobre a vacinação da categoria.

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp