A programação do Agro é Social, programa realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está cumprindo com seu papel de levar qualificação para o cidadão goiano. Dessa vez, Abadia de Goiás foi o destino do time da Emater, que desembarcou na cidade com os cursos de Avicultura e Horticultura. As capacitações estão acontecendo na Chácara Quinta dos Sonhos desde o dia 29/01 e seguem até hoje, 02.
A produtora Janaína Rodrigues afirma que, apesar já criar galinhas na sua propriedade, o curso de Avicultura agregou muito em seu conhecimento. “É uma oportunidade de saber o que fazer ou não fazer na criação, de conhecer o desenvolvimento dessas aves e também o mercado onde elas são comercializadas”, acrescenta. As aulas ministradas pelo técnico e extensionista da Agência Márcio Mesquita abrangeram temas que vão desde a estrutura ideal para as aves até combinações genéticas que aumentam e fortalecem os ovos produzidos por elas.
Já o Quintino Moreira, extensionista responsável pelo curso de Horticultura ressaltou a importância nutritiva das hortaliças para o organismo humano. Além disso, o especialista ensinou como conciliar culturas de diferentes espécies e também as maneiras mais eficientes de fazer compostagem. A aluna Eidomaria Ferreira Silva conta que já tinha interesse em aprender sobre o assunto, e que o curso da Emater esclareceu dúvidas que vão ajudar nas plantações de sua casa. “Minha horta não ia para a frente, agora já sei o que fazer e não fazer para melhorar”, finaliza a agricultora.
Os alunos dos cursos de capacitação oferecidos pela Emater poderão, caso atendam aos critérios do Crédito Social, receber um fomento produtivo para criar ou investir em seus negócios. O benefício será entregue aos produtores para ajudar na aquisição de ferramentas e insumos, com o objetivo de garantir uma nova fonte de renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida para as famílias goianas.
“Dia D”
O último dia do Agro é Social terá uma programação especial. Para o encerramento, haverá a entrega dos certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, balcão de empregos, atividades para crianças e a realização da Feira do Produtor, onde haverá comercialização de alimentos cultivados e produzidos pela agricultura familiar.
A solenidade de encerramento acontecerá na Feira Coberta de Campestre, a partir das 9h.