Na semana passada (11ª semana de 2023, 12 a 18 de março) o mercado de ovos no atacado de São Paulo começou em ambiente firme e foi fragilizando à medida que a semana avançava, terminando entre estável e fraco. Na base de produção, por sua vez, os produtores de ovos seguiram sustentando os preços inalterados.
O resultado foi um preço médio semanal de R$178,00 que apresentou incrementos de 0,2% sobre a semana anterior e significativos 20,4% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no decorrer de março, por sua vez, alcançou R$177,33, equivalendo a aumentos de 8,7% em relação a fevereiro último e de 19,5% em comparação a março do ano passado.
A semana atual (12ª semana de 2023, 19 a 25 de março) marca o período em que o consumidor começa a sentir mais fortemente a queda em seu poder aquisitivo. Com isso, o ambiente tende a seguir mais fragilizado nos elos que compõem a cadeia de negociação de ovos. A maior ou menor disponibilidade de mercadoria junto aos produtores tende a ditar o ritmo dos negócios. No mesmo período do ano passado, os preços seguiram estabilizados.