Na semana passada (16ª semana de 2023, 16 a 22 de abril), o mercado de ovos seguiu apresentando bom andamento em todos os elos da cadeia de negociação, mesmo com a chegada da segunda quinzena onde os negócios mostram maior esmorecimento. Com isso, os negócios realizados no atacado paulistano e, também, na base de produção, seguiram melhorando um pouco mais as condições de comercialização.
O resultado junto aos produtores foi um preço médio diário que apresentou evolução no segundo dia útil da semana e que se manteve nos dias posteriores. Com isso, o preço médio semanal subiu para R$187,00, significando aumentos de 3,3% na semana e de 23% sobre a mesma semana do ano passado.
O preço médio acumulado no decorrer de abril, por sua vez, alcançou R$181,50, equivalendo a aumentos de 2,2% em relação a março último e de 20,8% em comparação a abril do ano passado.
A semana atual (17ª semana de 2023, 23 a 29 de abril) traz consigo o período em que o mercado consumidor apresenta maior fragilidade pela menor capacidade aquisitiva da população. A reposição de mercadoria na abertura da semana tende a ditar o ritmo dos negócios no decorrer do período. Na mesma semana do ano passado, o preço ao produtor apresentou algumas baixas.