No decorrer da semana passada (23ª semana de 2022, 05 a 11 de junho), o mercado de ovos viveu a expectativa de uma reativação mais intensa nos negócios realizados a partir do pleno restabelecimento na capacidade aquisitiva dos trabalhadores ativos e aposentados. Mas, efetivamente, pouca alteração se notou no mercado varejista e, mesmo o único reajuste obtido na base de produção, foi muito discutido e alcançado mais pelas possibilidades de uma melhora do que uma demanda aquecida.
Mesmo assim, com o reajuste, o preço médio semanal apresentou elevação de 1,6% na semana e de expressivos 22,8% de incremento sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de junho atingiu R$133,50, equivalendo a aumentos de 2,4% sobre maio último e de 25,6% na comparação com junho do ano passado.
A semana atual (24ª semana de 2022, 12 a 18 de junho) ainda traz certa expectativa de consumo tardio por encontrar o consumidor ainda com capacidade de aquisição. E como a semana é entrecortada por um feriado religioso que tende a gerar antecipações, isso pode contribuir para uma demanda mais intensa e favorecer disputa por reajustes. De toda forma, passado esse momento, o setor adentra o período da segunda quinzena, historicamente não favorável aos negócios.