No decorrer da semana passada (29ª semana de 2022, 17 a 23 de julho), o mercado de ovos mostrou a debilidade própria do período do mês e com isso, os compradores passaram a dosar melhor as compras. Ao mesmo tempo, a pressão por preços favorecidos ganhou mais força e os produtores cederam levemente nos preços de comercialização.
O resultado foi um preço médio semanal que apresentou queda de 0,4% sobre a semana anterior, enquanto apontou aumento expressivo de 18,2% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de julho alcança R$129,55, equivalendo a queda de 2,1% sobre junho último, enquanto em comparação com julho do ano passado, apresenta 19% de incremento.
A semana atual (30ª semana de 2022, 24 a 30 de julho) abrange a última semana de julho em que os negócios sofrem com maior intensidade a queda no consumo, compensada pelas promoções efetivadas pelos comerciantes. Nesse sentido, a pressão junto aos avicultores para adquirir a mercadoria por preços favorecidos deve se tornar ainda mais intensa e, aparentemente, será difícil segurar a cotação. De toda forma, no mesmo período do ano passado, os preços passaram a evoluir mais para o final da semana.