No decorrer da semana passada (34ª semana de 2023, 13 a 19 de agosto), o ambiente mais fragilizado de negócios impactou negativamente o comércio em geral, incidindo em duas baixas de preço nos negócios realizados com a caixa de ovos brancos junto aos avicultores. Com isso, o preço obtido no último dia de negócios significou queda de 7,5% sobre a encerramento da semana anterior. Aliás, a semana marca o momento em que, pela primeira vez no ano, a cotação atual ficou abaixo da recebida no mesmo período do ano passado.
O resultado foi um preço médio semanal de R$155,20 que apresentou queda de 6,7% sobre a semana anterior, enquanto indicou leve crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio no decorrer de agosto alcançou R$164,21, significando queda de 9,7% em relação a julho último, enquanto mostra incremento de 7,3% em comparação a agosto do ano passado.
A semana atual (35ª semana de 2023, 27 de agosto a 02 de setembro) adentra o período de um novo mês, trazendo expectativas positivas para os negócios, embora o pleno restabelecimento na capacidade aquisitiva da maior parte da população aconteça somente ao final da próxima semana. Mesmo assim, é possível que o ambiente de negócios fique mais calmo, com possibilidade da cotação se manter inalterada na base de criação. Isso aconteceu no mesmo período do ano passado.