No decorrer da semana passada (39ª semana de 2022, 25 de setembro a 01 de outubro), o mercado de ovos continuou apresentando fragilidade junto aos consumidores e, com isso, os comerciantes aumentaram a pressão sobre os produtores na intenção de adquirir a mercadoria a preços favorecidos. Mesmo assim, com disponibilidades limitadas, os avicultores continuaram sustentando o preço de comercialização no maior patamar do mês.
O resultado foi um preço médio semanal de R$135,00 que mostrou manutenção em relação à semana anterior, enquanto apresentou incremento de 30,8% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, apenas iniciando outubro, o preço médio acumulado de R$135,00 equivale a aumentos de 0,8% sobre setembro último e de expressivos 29,6% em comparação com outubro do ano passado.
Na semana atual (40ª semana de 2022, 02 a 08 de outubro) o consumidor começa a apresentar gradativa melhora em sua capacidade aquisitiva que se plenifica no último dia da semana com o recebimento de salários da grande massa trabalhadora e aposentados. E isso pode melhorar a movimentação de ovos no comércio varejista e deixar o ambiente mais fortalecido. No mesmo período do ano passado os avicultores conseguiram alavancar preço.