Na semana passada (50ª semana de 2022, 11 a 17 de dezembro) o mercado de ovos seguiu mantendo movimentação abaixo do esperado impactando negativamente os negócios realizados e, com isso, os produtores de ovos absorveram três baixas de preço nos fechamentos realizados.
No preço médio semanal o resultado foi queda de 3,2% em relação à semana anterior, mas que apontou incremento expressivo de 36% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado em dezembro, por sua vez, alcançou R$128,33, equivalendo a queda de 1,28% em relação a novembro, enquanto apresentou incremento expressivo de 40,4% em comparação a dezembro do ano passado.
A semana atual (51ª semana de 2022, 18 a 24 de dezembro) traz a possibilidade do consumo alcançar movimentação mais volumosa diante da proximidade do Natal. Se realmente acontecer, pode contribuir com a redução nos excedentes trazendo maior equilíbrio ao mercado e dando sustentação aos preços. Se não acontecer, os produtores podem continuar absorvendo novas baixas.