Hoje comemoramos o Dia Mundial do Ovo, essa data, embora simbólica, nasceu com o objetivo de educar a população sobre a importância de consumir a proteína, dando informações corretas sobre os benefícios de inserir o ovo na alimentação. Seja em receitas simples ou elaborados, cozido, sozinho, parte da receita, empanado, o ovo é sempre a estrela do prato.
O Dia do Ovo foi criado pelo International Egg Commission (IEC) – órgão sediado no Reino Unido – que promove o alimento. Assim, em 1996 o integrante de muitas refeições ganhou um dia só para ele. A proposta inclui conscientizar a população sobre os benefícios do alimento, seu potencial nutritivo e destacar como este é um alimento importante para a alimentação humana, já que é rico em proteínas, vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e do complexo B, por exemplo, e minerais. Este conjunto de nutrientes é essencial para a visão, para promover o crescimento, para memória, e para funções importantes do organismo como saúde óssea e saúde da pele.
O Dia Mundial do Ovo é o momento apropriado para se exaltar e valorizar as enormes vantagens no consumo mundial do produto.
O ovo, além de ser um alimento acessível, saboroso, de fácil preparação e consumo, também é rico em nutrientes, especialmente em vitaminas do complexo B representados por tiamina, riboflavina, colina, vitamina B12, ácido fólico, piridoxina, biotina e vitaminas lipossolúveis A, D,E,K”, conta Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. “Ainda por cima, esse alimento contém os carotenoides luteína e Zeaxantina e minerais como ferro, selênio, magnésio, zinco que atuam no organismo como um todo”, completa.
Rico em proteínas e em outros nutrientes, os ovos exercem uma função muito positiva no corpo, especialmente na produção energética, no desenvolvimento dos músculos e cognitivo, todas elas mais utilizadas durante o desenvolvimento das crianças e na manutenção da saúde dos adultos
O consumo de ovo no Brasil
No Brasil, a ABPA juntamente com o Instituto Ovos Brasil, desenvolveu ações para que essa comemoração se estendesse por toda a semana com a participação de empresas que atuam nesse segmento e contando com a participação dos diversos meios de comunicação na divulgação de informações. Essas ações e esclarecimentos sobre a proteína derrubaram mitos existentes e alavancaram enormemente o consumo de ovos.
Acompanhamento realizado pelo Ovosite tendo como base dados colhidos no mercado e, também, divulgados pela ABPA, mostram que o consumo passou de 61 ovos em 1970 para apenas 94 ovos em 2000. A partir de então, com um trabalho intenso realizado pela ABPA em meados dos anos 2000 que culminou com a criação do Instituto Ovos Brasil os ovos enfim, ganharam espaço cada vez maior na mesa da população.
Assim, em 2010 o consumo atingiu 148 ovos por habitante e ascendeu para 251 unidades em 2020. E, segundo estimativa da ABPA pode atingir até 262 ovos no decorrer de 2022. Efeito, sobretudo, dos enormes benefícios que o produto contém, das suas mais diversas formas de utilização e, também, do preço favorável em comparação com outras proteínas de maior valor.