A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) gerou economia no preço da tonelada da ração com a implantação do sistema ração manhã e tarde para melhoria da casca do ovo produzido no Condomínio Avícola para Postura Comercial, localizado em Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo.
Dois anos atrás, a Coopeavi detectou problemas de qualidade na casca do ovo e buscou diversas medidas de melhoria. Uma delas foi o uso da ração manhã e tarde, sendo que esta última forneceria um incremento para alcançar a qualidade satisfatória (calcário/cálcio, entre outros).
“A formação da casca do ovo se inicia na parte da tarde e demora em torno de 18 horas para se concluir. Portanto, este período se torna fundamental para a qualidade externa dos ovos”, destaca o médico veterinário da coperativa, Tarcísio Simões.
Em abril deste ano, a Coopeavi teve a oportunidade de participar do congresso de ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA), quando foram apresentados dados sobre ração manhã e tarde em diversos países não só com melhorias na qualidade da casca, como também com economia de ração.
O setor de Nutrição Animal da cooperativa decidiu aplicar os conceitos aprendidos e testar conforme sua realidade. Iniciou os testes no lote mais velho do Condomínio Avícola com a redução de cerca de R$ 26,00 no valor da tonelada de ração. “Melhoramos ou estabilizamos a qualidade da casca e ainda tivemos um incremento na produção de ovos, algo que não esperávamos”, afirma Tarcísio.
Com o excelente resultado da experiência, a Coopeavi expandiu o teste para um galpão com poedeiras de meia idade e obteve resultados semelhantes, sem alteração na produtividade.
Atualmente, a Coopeavi está formulando para iniciar no lote mais novo. O objetivo é ter todos os galpões do Condomínio com esse método novo de arraçoamento. “Acreditamos que esse será o nosso diferencial no mercado, levando produtividade, qualidade nos ovos e rentabilidade a atividade avícola”.
Participação em simpósio– O veterinário Tarcísio Simões é um dos palestrantes confirmados na programação do Simpósio Nordestino de Produção, Processamento e Comercialização de Ovos, de 23 a 25 deste mês, em Recife. O profissional da Coopeavi vai abordar o tema “Condomínio para produção de ovos comerciais como uma alternativa para aumento da competitividade”. O evento é uma promoção da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) e será 100% presencial.