A qualidade do ovo para consumo é determinada pela comparação de vários fatores, tanto internos como externos. Portanto, conhecer um pouco sobre os fatores que são levados em consideração para determinar que um ovo possui maior ou menor qualidade é de interesse geral.
A equipe autora do texto escreve: Para garantir produtividade, o avicultor tem cada vez mais buscado tecnologias que aportem a produção de forma eficiente. O consumidor, além de ter apresentado aumento no consumo de ovos nos últimos anos, tem se preocupado cada vez mais com os aspectos relacionados à qualidade do produto no momento da compra.
O primeiro passo é realizar a quebra do ovo numa superfície plana e nivelada e observar aspectos relacionados à viscosidade e ausência de corpos no albúmen e a coloração, forma, firmeza e ausência de defeitos na gema.
Sobre a coloração da gema do ovo, fato muito observado pelos consumidores, o artigo revela: “Gemas de coloração mais intensa são as preferidas. A tonalidade deste constituinte é influenciada diretamente pela presença de carotenóides ou pigmentantes presentes na dieta das aves”.
Para conhecer mais detalhes sobre a determinação da qualidade interna e externa do ovo, acesse a íntegra do texto na página 32 da edição de setembro da Revista do OvoSite. revistadoovosite.com.br