A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) realizou, no dia 13 de novembro de 2025, em Santa Maria de Jetibá, a primeira edição do Encontro da Avicultura Capixaba, que reuniu produtores e empresas dos segmentos de frango de corte e postura comercial, pesquisadores, lideranças e instituições que possuem vínculo com o setor e representantes do poder público para um dia de troca de conhecimento, integração e valorização da atividade avícola capixaba.
O presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Denilson Potratz, que também é produtor e presidente da Nater Coop, destacou o crescimento da avicultura no Estado e o compromisso da associação em fortalecer o setor por meio de ações práticas, capacitação e diálogo constante com os produtores. “Nós, enquanto Associação, devemos e precisamos atuar cada vez mais na cadeia para conscientizar e incentivar os produtores a buscarem a excelência na produção e assim, oferecer alimentos de qualidade para a mesa do consumidor”, afirmou Potratz.
O diretor executivo da AVES, Nélio Hand, destacou a importância da avicultura capixaba no contexto econômico e social, levando proteína – carne de frango e ovos – ao consumidor com qualidade e segurança alimentar. “Momentos como esse reforçam a força e importância de um setor organizado, através do trabalho de uma associação que busca soluções para os desafios e gera oportunidades para quem produz”, destacou.
A programação institucional contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo o Secretário de Agricultura, Ênio Bergoli, o deputado estadual Adilson Espindula e o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Ronan Zocoloto. O momento reforçou a importância da avicultura para a economia capixaba, especialmente para a região serrana, e destacou o papel da AVES como articuladora do desenvolvimento produtivo.
De acordo com o Secretário Enio Bergoli, “A avicultura capixaba é uma das atividades mais importantes dentro do setor rural do Espírito Santo, gerando mais de 20 mil empregos e contribuindo com outras atividades agrícolas, como é o caso do esterco, subproduto da avicultura que serve de adubo orgânico para nossa agricultura”, declara Bergoli que conclui: “eventos como esse, que traz debate e ciência, são muito importantes para que continuemos a estar na vanguarda do conhecimento e, cada vez mais, gerando emprego, renda e qualidade de vida para família do campo”.
O deputado estadual Adilson Espindula, que apoiou a realização do evento, declarou que, em suas falas na Assembleia Legislativa, sempre destaca a importância do setor. “Sempre estarei do lado de quem produz, de quem trabalha e de quem, de fato, coloca a comida na mesa do capixaba e dos brasileiros”, finaliza.
Conhecida como a “capital do ovo”, Santa Maria de Jetibá é considerada o maior município produtor de ovos do Brasil, com uma produção diária de cerca de 14 milhões de ovos que abastece o Espírito Santo e outras regiões do país. E não à toa foi escolhida para sediar o Encontro da Avicultura. “Nada mais justo que esse importante evento seja realizado em nosso município”, ressalta o prefeito de Santa Maria, Ronan Zocoloto, que agradeceu e parabenizou à AVES pela iniciativa.
Concurso Qualidade de Ovos
Um dos pontos altos do evento foi o Concurso Qualidade de Ovos, iniciativa que valoriza a excelência na produção e incentiva melhorias contínuas nas granjas capixabas. Os participantes receberam avaliações técnicas criteriosas, reforçando boas práticas de manejo, nutrição, sanidade e qualidade final do produto. “Recebemos um número expressivo de inscrições: 27 de ovos brancos e 12 de ovos vermelhos, o que evidencia o interesse do produtor em mostrar seu produto e concorrer ao selo de Melhor Ovo Capixaba 2025”, observa a coordenadora técnica da AVES, Carolina Covre.
O concurso foi amplamente elogiado pelos produtores e empresas, que destacaram sua importância para elevar o padrão competitivo do setor. Todas as etapas e também o resultado final do Concurso foram transmitidas ao vivo pelo Youtube e a gravação está disponível, na íntegra, no Canal da AVES e ASES.
Confira mais detalhes e os vencedores desta edição do Concurso clicando neste link
Integração entre quem produz e quem fornece soluções para o setor
Outro destaque foi o Espaço Empresarial, um ambiente aberto que reuniu empresas do setor avícola, proporcionando um momento dinâmico de relacionamento com produtores, troca de informações e apresentação de produtos, tecnologias e serviços. O formato foi bem recebido pelos participantes, que destacaram a praticidade e a proximidade proporcionada pelo modelo.
O encontro também contou com palestras de alto nível ministradas pelos especialistas Bruno Pessamilio, que enfatizou detalhes sobre o plano de Contingência para Influenza Aviária, e Christian Lohbauer, que trouxe análises e tendências para o agro no contexto nacional e mundial. As apresentações foram momentos fundamentais de capacitação e reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor.
Fechando o dia com leveza e identidade cultural, o público foi presenteado com uma apresentação de grupos de dança folclórica pomerana de Santa Maria de Jetibá, ressaltando a tradição local e fortalecendo o vínculo entre a atividade produtiva e a cultura regional. Um jantar de confraternização encerrou o evento com chave de ouro em um momento de celebração entre os participantes.
Todo o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAG, e com o patrocínio de empresas de produtos e serviços voltados ao setor avícola que acreditam na força da avicultura capixaba. Agradecemos ao Sicoob Centro Serrano, Nater Coop, EPM Embalagens, Bioceo Controle de Pragas, GranVitória Alimentos, Agroceres Multimix, FairFeed, Microvet, Hy-Line e Biocamp. O evento contou também com o apoio da Hipra, Yamasa, Vetanco, Qualyprev e Plasson.
Diante da excelente participação, dos resultados positivos e dos inúmeros pedidos de produtores, empresários e autoridades, a AVES anunciou que o Encontro da Avicultura Capixaba será realizado anualmente juntamente com o Concurso de Qualidade de Ovos, passando a integrar o calendário oficial da entidade. A decisão reforça o compromisso da associação em promover iniciativas que impulsionem a avicultura e valorizem quem atua no campo.













































