Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Especial Mundo Agro SIAVS
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Especial Mundo Agro SIAVS
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Pesquisa 2001 a 2020
    • Pesquisa 2001 a 2020 palavra chave
    • Legislação
    • Pesquisa 2001 a 2020
    • Pesquisa 2001 a 2020 palavra chave

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
    • OVUM 2024
    • SIAVS 2024
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Especial Mundo Agro SIAVS
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Especial Mundo Agro SIAVS
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Pesquisa 2001 a 2020
    • Pesquisa 2001 a 2020 palavra chave
    • Legislação
    • Pesquisa 2001 a 2020
    • Pesquisa 2001 a 2020 palavra chave

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
    • OVUM 2024
    • SIAVS 2024
  • Colunistas
  • Fale Conosco

ESPECIAL: Como a inteligência artificial está transformando o agronegócio brasileiro

  • 28 julho, 2025
  • Campinas, SP,
  • -Ciência & Tecnologia

A IA é uma ferramenta chave para destravar desafios históricos do agronegócio.  Investir em tecnologia tornou-se essencial.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma taxação de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida deve impactar diretamente o agronegócio brasileiro já que o país é um dos maiores exportadores de insumos básicos, com boa parte da produção destinada aos Estados Unidos e à Europa.
Além disso, de acordo com um levantamento realizado pela Falconi no último ano, o setor já enfrenta uma série de desafios: oscilações nos preços de commodities (23%), mudanças climáticas (16%) e questões gerenciais, como a dificuldade de conectar o planejamento estratégico à execução prática (13%) e a definição de estratégias comerciais eficazes (13%).
Diante de um cenário tão complexo e relevante para a economia nacional, investir em tecnologia tornou-se essencial. O movimento global que teve início com a chegada do ChatGPT, há quase três anos, impulsionou todas as indústrias a olharem com mais atenção para o potencial da inteligência artificial e no agronegócio não foi diferente.

Atual cenário

Dentro do agro, existem diversos subsetores, que vão desde usinas de cana até empresas voltadas à produção de insumos. Em muitas delas, a estrutura não conta com uma equipe de vendas tradicional, o que tem impulsionado o uso da IA para aprimorar a etapa comercial, além de auxiliar nos processos de produção. Essa aplicação resulta em um relacionamento mais eficiente com fornecedores e oferece suporte estratégico à tomada de decisão.
Já empresas com áreas comerciais estruturadas têm aproveitado a inteligência artificial também no relacionamento com o cliente final, auxiliando para a redução de custos de atendimento, tornando a operação mais eficiente, além de fornecer informações em tempo real para vendedores durante o contato com consumidores.
Em setores voltados ao plantio, como o de cana-de-açúcar ou florestamento, a tecnologia tem apoiado diretamente a área de gestão e planejamento, com dashboards visuais que facilitam a análise de dados e tornam as decisões mais assertivas.

Aplicações e benefícios

Hoje, a IA é uma ferramenta fundamental para destravar desafios históricos do agronegócio. As empresas entenderam que modernizar-se é um passo fundamental para garantir vantagem competitiva e decisões baseadas em dados concretos. Isso se reflete em maior produtividade, treinamentos internos mais eficazes e colaboradores mais bem preparados.
Outro ponto importante é o uso dos chamados agentes de I A, que ajudam a gerar insights ao cruzar dados relevantes. É possível, por exemplo, analisar a produtividade de uma fazenda e indicar qual deve ser o próximo plantio para otimizar o fluxo de caixa e obter maior retorno sobre o investimento.

Desafios

Apesar dos avanços, a implementação da IA ainda encontra barreiras, principalmente internas. A resistência dos usuários e a falta de preparo das equipes dificultam a implementação das ferramentas. Outro entrave está na infraestrutura de dados. Para que as soluções de IA gerem valor, é necessário um trabalho prévio de engenharia de dados, entender de onde vêm as informações, como se conectam e organizá-las de maneira limpa e estruturada. Sem isso, a IA não consegue entregar respostas confiáveis ou relevantes.
Por isso, o engajamento dos times e a estruturação dos dados são pontos relevantes, que exigem investimento, capacitação e disposição para mudar. O agronegócio tende a priorizar aportes diretamente ligados à produção, mas é fundamental olhar também para a transformação digital.

O futuro

O uso da IA no setor, nos próximos anos, dependerá do investimento em pessoas qualificadas e em empresas que compreendam a fundo o core do negócio. Contar com companhias especializadas é também contar profissionais que conhecem tanto a tecnologia quanto a realidade do mercado e são capazes de apoiar a organização dos dados, estruturação dos sistemas e aplicação da IA de forma prática e confiável.
Com a evolução da IA, os projetos se tornam cada vez mais personalizados e, por conta disso, é tão importante avaliar o que o cliente possui em termos de tecnologia, ferramentas e fontes de dados para que, juntos, sejam definidos os primeiros passos e construído um plano de ação.
A inteligência artificial é a alavanca para o próximo estágio. Embora não resolva sozinha todos os problemas, ela é um suporte imprescindível. Em um momento em que a geopolítica afeta diretamente os negócios, a IA pode ser essencial para sustentar e ampliar o sucesso das empresas do agronegócio brasileiro.
Diante deste cenário e para entender melhor a impacto da inteligência artificial no sistema de produção de proteína anima, a Mundo Agro foi conversar com Ana Paula Trudo, Diretora Comercial responsável por Offerings de Retail e com Driely Delsin, Gerente de Vendas de Varejo, CPG, Agronegócio e Manufatura, ambas da Everymind, líder e referência em implementações Salesforce há mais de 10 anos no mercado.

Carnes em geral e ovos. Qual é o impacto da IA no sistema produtivo?

O agronegócio brasileiro já faz uso da tecnologia no seu processo produtivo há muitos anos. Mais recentemente, com o avanço das soluções baseadas em inteligência artificial, o agronegócio se vê diante da possibilidade de aumentar, de forma significativa, a eficiência do seu processo produtivo, a qualidade dos seus produtos e de ter uma cadeia produtiva mais sustentável.

A aplicação da inteligência artificial na otimização do processo produtivo, especialmente no que se refere a carnes e ovos, é observada em várias frentes.
Já é possível, por exemplo, monitorar a saúde das aves, por meio de soluções baseadas em inteligência artificial. Tais soluções alertam sobre mudança no padrão de comportamento dos animais, e são capazes de antever doenças mesmo antes do aparecimento dos primeiros sintomas. E, dessa maneira, o produtor consegue prevenir epidemias, que impactam exportações.

Através de IA, também é possível consolidar dados de peso, idade e condições de saúde do animal, com o objetivo de definir uma dieta mais adequada para cada tipo de animal, respeitando a particularidade de cada espécie, granja e objetivo da criação e produção.

O agronegócio também já usa IA na otimização do processo produtivo, com soluções que garantem as condições climáticas, de luminosidade, ventilação e umidade dos criadouros. Já é possível observar o uso de robôs e automações para processos repetitivos, como, por exemplo, processo de ordenha para produção de leite.

Atualmente já é possível ter rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, desde os insumos primários até a distribuição do produto final. E, neste processo, a IA veio para ajudar na avalição de dados, criando modelos preditivos que geram insights – cujo objetivo primário é mitigar riscos, antecipar eventuais problemas, reduzir custo operacional e aumentar a eficiência de toda a cadeia. E o agronegócio se beneficia de margens mais competitivas.

O uso de inteligência artificial no campo é o caminho para uma produção mais eficiente, inteligente e sustentável. E são esses os fatores que vão tornar o agronegócio brasileiro mais competitivo e mais preparado para reagir a circunstâncias geopolíticas e climáticas que tanto afetam este setor.

E na hora da compra e venda?  O que muda com a IA?

O uso de tecnologia para otimizar processos de compra e venda B2B não é uma novidade. A indústria já se beneficia de soluções de gestão e plataformas de CRM, que ajudam na implementação de processos mais robustos, sofisticados, automatizados e em conformidade com regulações legais, fiscais e tributárias.

Entretanto, com a chegada da inteligência artificial, a indústria consegue transformar a experiência do consumidor por meio de hiperpersonalização e uso de modelos preditivos que tornam os processos mais inteligentes.

Um dos processos que mais se beneficiam do uso desses modelos preditivos é a previsão de demanda e gestão de estoques. Por meio do uso de algoritmos, é possível cruzar dados de sazonalidade, tendências de consumo, índices de inflação, eventos climáticos e milhares de outras informações relevantes, com o objetivo de planejar demandas futuras. E, com isso, a indústria pode conduzir os seus processos de negociação com fornecedores de forma mais efetiva.

Isso faz com que a indústria consiga trabalhar com estoques mais reduzidos e ciclos de compra programados, trazendo melhora para o fluxo de caixa, o que permite uma melhor gestão de ativos.

Na outra ponta, com o uso de IA, o varejo também consegue planejar melhor seus pedidos, reduzir desperdício, evitar descarte de produtos vencidos, e reagir a demanda de forma organizada.

O mesmo modelo preditivo pode ser adotado para o processo de formação de preços e campanhas comerciais e de incentivo. Os preços podem ser dinâmicos, e as campanhas inteligentes, sem que isso represente um pesadelo operacional para a indústria.

No processo de vendas, o uso de personalização transforma a relação com o consumidor.

Estamos na era dos agentes autônomos, capazes de usar interpretação de linguagem natural, para falar com os clientes, em contextos não estruturados. É a transformação do modelo de autosserviço, onde o agente autônomo toma decisões e ações, sem necessitar de uma árvore de decisão estruturada.

E aqui está a maior transformação promovida pela IA no processo de vendas: ofertas personalizadas de forma individual, autosserviço inteligente, omnicanalidade (estratégia que visa integrar todos os canais de contato de uma empresa , como lojas físicas, site, redes sociais, aplicativos, etc., para oferecer uma experiência de compra unificada e personalizada ao cliente, recorrência que aumenta a previsibilidade de receita.

Temos hoje um consumidor muito mais informado e exigente, e não há outro meio de prover um serviço de altíssimo nível sem o recurso da tecnologia e inteligência artificial.

Além da personalização da jornada do consumidor, a Inteligência Artificial também revoluciona os processos internos de vendas, especialmente em empresas do setor agro que lidam com pedidos recorrentes e complexos para grandes redes varejistas. A IA é capaz de ler documentos como PDFs, planilhas ou e-mails com pedidos extensos, identificar automaticamente os SKUs, quantidades e condições comerciais, e integrar essas informações diretamente aos sistemas de gestão e faturamento. Esse fluxo elimina etapas manuais, reduz erros, acelera a geração de pedidos e libera o time comercial para atuar de forma mais estratégica, fortalecendo o relacionamento com o cliente e ampliando oportunidades de negócio. O vendedor deixa de ser um digitador de pedidos e passa a ser um parceiro de crescimento para o cliente.

Erros e acertos e onde os produtores devem ficar atentos.

Inteligência artificial não é mágica, e não funciona sozinha. Aprendemos um pouco mais sobre a IA todos os dias, e os desafios para o bom uso de IA ainda são muitos. Agora, citamos alguns:

Necessidade de ter dados de alta qualidade.

O primeiro passo para iniciar qualquer jornada com uso de IA é entender quais dados estão disponíveis, qual a qualidade desses dados, que base histórica está sendo considerada para análise, quais são as fontes desses dados, como eles estão estruturados. Engenheiros de dados, arquitetos de solução e especialistas funcionais são perfis cruciais para ajudar nessa estruturação de dados.

A IA só será capaz de gerar informações relevantes se as fontes de dados forem adequadas. Portanto, aqui está o início de tudo.

Capacitação profissional

Quer começar a usar IA no seu processo de compra e venda, no seu processo produtivo, na sua análise de resultados? Aposte em uma equipe que reúna as competências necessárias para ajudar no processo.

Algumas empresas preferem ter uma equipe interna multidisciplinar, outras empresas optam por parcerias com empresas de tecnologia especializadas. E existem modelos híbridos, onde as equipes internas atuam como business partner e o parceiro especializado como o braço de estratégia e execução.

Independente do modelo, é mandatório identificar os perfis e competências para cada tipo de projeto.

Investimento em tecnologia

É importante planejar verba orçamentária para viabilizar investimentos em tecnologia com uso de inteligência artificial.

Projetos de IA ainda levam tempo e, por vezes, requerem soluções de custo recorrente.

E para os consumidores, o que muda?

A IA pode transformar as relações de consumo, a maneira como o consumidor compra e sua interação com produtos e serviços.

“O cliente tem sempre razão”, e agora ele também tem o poder.

O consumidor decide por qual canal ele quer comprar determinado produto ou serviço, e como ele quer ser abordado. Além de respeitar as políticas de privacidade e tratamento de dados, a indústria também precisa entender as preferências deste consumidor, para aumentar a conversão de vendas.

Ofertas personalizadas e promoções inteligentes, entregues com a frequência, no momento e no canal correto são determinantes para garantir não somente a conversão, mas também a fidelização do cliente.

Além de facilitar a jornada de compra e relacionamento, a IA também revoluciona o pós-venda, entregando uma experiência mais fluida e eficiente para o consumidor. Imagine um cliente que precisa registrar uma reclamação, tirar dúvidas ou fazer um novo pedido fora do horário comercial. Com o apoio de agentes autônomos e modelos de linguagem natural, a empresa pode oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com respostas assertivas e resolutivas — não apenas encaminhamentos para humanos no dia seguinte. Em um mundo cada vez mais acelerado, em que as pessoas lidam com seus compromissos profissionais e pessoais a qualquer hora do dia, oferecer suporte no momento exato em que o cliente precisa, com clareza, empatia e capacidade de ação, é um diferencial competitivo. A IA permite isso: um atendimento que respeita o tempo do consumidor, reduz fricções e fortalece a relação com a marca.

IA e conveniência também andam juntas. Esperar o cliente abrir seu aplicativo, visitar seu site ou sua loja física é reagir a demanda. Que tal, de forma proativa, entregar o que seu cliente precisa com base no seu comportamento histórico, tendência e frequência de compra?

Entender o consumidor e seus valores é fundamental. Estamos diante de um cliente empoderado, sendo atingido por ofertas por todos os lados, disperso e sem tempo e paciência para atrito no processo de compra.

  • Fonte: OvoSite
  • Autor:Giovana de Paula

Notícias Relacionadas

Saúde Animal

Status da Influenza Aviária no Brasil pelo MAPA (Boletim de 21 de julho de 2025 – 08:30 horas)

Leia Mais
21 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Avicultura em evidência: inovação, ciência e estratégia se encontram no 15º Simpósio Técnico da ACAV

Leia Mais
30 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

Mantiqueira Brasil lança nova campanha “Naturalmente proteico” e busca top of mind

Leia Mais
30 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro: importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Leia Mais
30 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Safra 2025/26 sofre pressão da escalada tarifária, juros altos e oferta global

Leia Mais
30 de julho de 2025

Revista OvoSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

logo-agroceres
logo-cargill
logo-ceva
logo-CHR-Hansen
logo-evonik
logo-giovo
logo-sanovo
logo-zoetis
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Saúde Animal

Status da Influenza Aviária no Brasil pelo MAPA (Boletim de 21 de julho de 2025 – 08:30 horas)

Clique aqui para acessar, no site do MAPA, a plataforma – atualizada três vezes ao

Leia Mais
OvoSite - Redação 21 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Avicultura em evidência: inovação, ciência e estratégia se encontram no 15º Simpósio Técnico da ACAV

O evento reunirá especialistas e líderes do setor avícola em três dias de atualização, capacitação

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

Mantiqueira Brasil lança nova campanha “Naturalmente proteico” e busca top of mind

Marca volta com força total ao cenário publicitário para consolidar a Ovos Mantiqueira como top

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro: importância da nutrição na programação fetal de bovinos

A nutrição da vaca gestante impacta diretamente o desenvolvimento fetal e a produtividade futura do

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Safra 2025/26 sofre pressão da escalada tarifária, juros altos e oferta global

Alta nos fertilizantes, tensões geopolíticas e guerra comercial desafiam o próximo ciclo das commodities. Em

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025
Cursos e Eventos

DATAGRO realiza pela primeira vez em Goiânia evento sobre Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão

Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Anec reduz estimativa de exportação de soja e eleva a de farelo em julho

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ajustou nesta semana as estimativas de exportação

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de julho de 2025

Últimas Notícias

Cursos e Eventos

Quando o ar faz a diferença, a ambiência transforma o futuro da produtividade avícola

Leia Mais
29 de julho de 2025
Associações & Profissionais

AVES realiza ciclo de palestras voltado a granjeiros e seus colaboradores com foco em biosseguridade

Leia Mais
29 de julho de 2025
Exportação

Mapa debate medidas em andamento para minimizar tarifaço

Leia Mais
29 de julho de 2025
Exportação

A 4 dias de tarifas, Haddad diz que governo não pode se deter por ameaças

Leia Mais
29 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro destaca a importância do carregamento de suínos: treinamento, manejo e legislação

Leia Mais
29 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro destacada qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados na suinocultura

Leia Mais
28 de julho de 2025
Saúde Animal

Mapa publica edital para credenciamento de laboratórios em áreas estratégicas da defesa agropecuária

Leia Mais
28 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Indicador no mercado de milho tem novas reações, mas ainda cai no mês

Leia Mais
28 de julho de 2025

Últimas Notícias

Nutrição e Matérias-primas

Frete elevado e quedas externa e cambial limitam alta de preços da soja no Brasil

Levantamentos do Cepea mostram que os preços da soja seguiram em alta na última semana,

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Exportação

Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Brasil, analisou o comércio intercompanhia

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Ambiência, Bem-estar e Manejo

Webinar discute oportunidades e desafios do bem-estar animal no Brasil

Evento online e gratuito será realizado pela COBEA no dia 12 de agosto e transmitido

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Ambiência, Bem-Estar e Manejo

Aurora Coop reforça compromisso com o bem-estar animal e investe mais de R$ 1,4 bilhão em melhorias na cadeia produtiva

Referência nacional em práticas sustentáveis e éticas na produção agropecuária, a Aurora Coop consolida seu

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Saúde Animal

IAAP: aumento do número de casos em criações de subsistência alerta para a necessidade de vigilância extrema

Na última segunda-feira (21), ao atualizar o quadro de casos de IAAP no País, o

Leia Mais
OvoSite - Redação 25 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

FS inicia a construção de nova unidade industrial, em Campo Novo do Parecis (MT)

Obra será concluída em dezembro de 2026 e contará com investimento de R$ 2 bilhões.

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Mundo Agro Editora confirma presença na ACAV 2025 com distribuição gratuita da nova edição da Revista Mundo Agro

Durante o evento em Florianópolis, a editora realiza cobertura jornalística exclusiva e abre espaço para

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

Processamento adequado da soja é decisivo para a produtividade na avicultura

Matéria-prima essencial na nutrição de aves, a soja requer cuidados específicos em seu processamento para

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Mercado

Diferença de preços de ovos entre brancos e vermelhos é a menor do ano

Levantamentos do Cepea mostram que a diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos tem

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Conferência FACTA WPSA-Brasil chega à 41ª edição com programação ampliada e foco em ciência aplicada à produção animal

Evento será nos dias 2 e 3 de setembro, em Campinas (SP), com duas arenas

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro mostra como a agropecuária pode ser uma das ferramentas para auxiliar no combate aos incêndios

– O setor agropecuário brasileiro moderno e eficiente não é tolerante às queimadas, que definitivamente

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Curitiba receberá de 17 a 21 de agosto a maior conferência de parasitologia veterinária do mundo

Curitiba será sede, de 17 a 21 de agosto, da 30ª Conferência da Associação Mundial

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Legislação

MAPA abre consulta pública sobre classificação e avaliação de aditivos para alimentação animal

Através da Portaria SDA/MAPA nº 1.334, publicada na edição de ontem (23) do Diário Oficial

Leia Mais
OvoSite - Redação 24 de julho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

No 1º semestre, ovos foram destaque nas exportações agropecuárias do Espírito Santo

Dados da Secretaria da Agricultura do Espírito Santo relativos às exportações agropecuárias do Estado no

Leia Mais
OvoSite - Redação 24 de julho de 2025
Empresas

Estudo da Aleris aponta ganhos produtivos com solução nutricional para poedeiras

Aditivo nutricional apresenta resultados positivos na modulação e eubiose intestinal na postura comercial. Estudo confirma

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de julho de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • IAAP: aumento do número de casos em criações de subsistência alerta para a necessidade de vigilância extrema publicado em 25 de julho de 2025
  • Revista Mundo Agro destacada qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados na suinocultura publicado em 28 de julho de 2025
  • Mundo Agro Editora confirma presença na ACAV 2025 com distribuição gratuita da nova edição da Revista Mundo Agro publicado em 25 de julho de 2025
  • Países importadores de ovos comerciais no primeiro bimestre de 2022 publicado em 29 de março de 2022
  • Atualização do MAPA sobre a suspensão de exportações em razão da gripe aviária publicado em 21 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Agronegócio lidera ações contra a fome publicado em julho 4, 2025
  • Evonik reduz a pegada de carbono e o uso de plástico com novas embalagens de papel para MetAMINO® publicado em julho 4, 2025
  • Status da Influenza Aviária no Brasil pelo MAPA (Boletim de 21 de julho de 2025 – 08:30 horas) publicado em julho 21, 2025
  • PIB do agronegócio em Minas Gerais cresce R$ 20,5 bi em 2024, a R$ 235 bi publicado em julho 1, 2025
  • Conheça 10 usos cosméticos do ovo para pele e cabelo: a beleza nutritiva dos ovos, além da cozinha publicado em maio 22, 2024

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • IAAP: aumento do número de casos em criações de subsistência alerta para a necessidade de vigilância extrema publicado em 25 de julho de 2025
  • Revista Mundo Agro destacada qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados na suinocultura publicado em 28 de julho de 2025
  • Mundo Agro Editora confirma presença na ACAV 2025 com distribuição gratuita da nova edição da Revista Mundo Agro publicado em 25 de julho de 2025
  • Países importadores de ovos comerciais no primeiro bimestre de 2022 publicado em 29 de março de 2022
  • Atualização do MAPA sobre a suspensão de exportações em razão da gripe aviária publicado em 21 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Agronegócio lidera ações contra a fome publicado em julho 4, 2025
  • Evonik reduz a pegada de carbono e o uso de plástico com novas embalagens de papel para MetAMINO® publicado em julho 4, 2025
  • Status da Influenza Aviária no Brasil pelo MAPA (Boletim de 21 de julho de 2025 – 08:30 horas) publicado em julho 21, 2025
  • PIB do agronegócio em Minas Gerais cresce R$ 20,5 bi em 2024, a R$ 235 bi publicado em julho 1, 2025
  • Conheça 10 usos cosméticos do ovo para pele e cabelo: a beleza nutritiva dos ovos, além da cozinha publicado em maio 22, 2024

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista do Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite
  • E-book e Encartes Especiais

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • PecSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal
  • Informativo Estatísticas
  • Canal Agroceres

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Nutrição
      • Incubação
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do OvoSite
  • EVENTOS
  • COLUNISTAS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp
X