Estimativas de safra indicam aumento de produção e produtividade do agro paulista, com baixa oscilação na área cultivada

Destaque ficou com culturas anuais, cuja produção deve ser 6,7% maior que em 2020/2021

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, publicaram as estimativas de safra para as principais culturas paulistas no ano agrícola corrente (2021/2022). Os dados foram obtidos a partir de informações fornecidas pelos técnicos das Casas de Agricultura dos municípios paulistas.

A comparação realizada entre a produção do último levantamento de abril (o segundo, entre cinco realizados a cada ano) e o final de 2020/2021 mostrou que houve aumento de 0,6% na ár ea plantada, 3,5% na produção e 3,1% na produtividade da terra. Os números foram influenciados principalmente pelas culturas anuais, que foram responsáveis por um acréscimo de 2,6% na área plantada, além de 6,7% na produção e 4,0% na produtividade da terra. Apesar de pequena retração na área cultivada (-0,1%), as culturas perenes e semiperenes apresentaram aumento de produtividade (2,6%), o que impulsionou a produção em 2,1%.

Segmentos tradicionais do agro paulista, como o café e a cana para indústria, demonstram, na previsão, ligeira diminuição na área plantada, o que não deve impactar, por outro lado, a produção e a produtividade. A produção do primeiro deve atingir 261,9 mil toneladas na safra atual, representando aumento de 7,8% em relação a 2020/2021, com produtividade média de 1384 kg/ha. “Destaca-se, em expressividade, a expansão da produção da cana-de-açúcar, principal cultura da agropecuária paulista”, menci ona Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisador científico do IEA e um dos responsáveis pela pesquisa. O item deve apresentar produtividade 2,7% maior que na safra passada, alcançando 76.181 kg/ha e ultrapassando 416 milhões de toneladas no total.

No que diz respeito à produtividade, os melhores números tendem a ser mostrados pelo milho safrinha, que sai de 3.244 kg/ha para 5.409 kg/ha (crescimento de 66,7%).

Por outro lado, os responsáveis pela pesquisa pontuam que alguns produtos estão com expectativas de safras menores. “Cebola de bulbinho, de muda e plantio direto apresentam perspectivas de quedas na produção de 27,2%, 24% e 17,4%, respectivamente. A safra de inverno do tomate envarado (-38,6%), uva comum para mesa (-30%) e banana (-8,4%) também se destacam pela contração aguardada na safra 2021/2022”, diz Bini. “Há apontamentos de que os custos de produção reajustados principalmente pela inflação nos preços dos insumos, máquinas e implementos levaram a capitalização no campo a assumir nessas culturas uma capacidade de área menor que a do período anterior”, complementa o pesquisador.

Para visualizar o estudo completo, basta acessar esse link.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp