Estudo elaborado pela TCP Partners mostra que o brasileiro deve consumir mais ovos em 2023. O crescimento deverá ser de cerca de 5,6% em relação a 2020, quando apresentou um aumento de 5,4% em relação a 2010.
“Esse estudo tão segmentado mostra toda força e potencial do agronegócio no País. Esse mercado move boa parte da economia e oferece uma gama de oportunidades de negócios”, avalia Ricardo Jacomassi, sócio e economista chefe da TCP Partners.
Considerado um dos alimentos proteicos mais baratos e com alta recorrência na dieta da população, a produção de ovos no Brasil foi de 53,3 bilhões de unidades em 2020, onde apresentou um crescimento médio anual (CAGR) de 6,4% em relação ao ano de 2010 – quando a produção atingiu 28,9 bilhões de unidades. Para 2023, é esperado um crescimento de 5% na produção.
Além disso, o ovo e seus derivados são insumos amplamente utilizado em várias áreas da indústria alimentícia, farmacêutica e química. Logo, as oportunidades do mercado têm atraído investidores com foco em fusões & aquisições. O levantamento também mostra que as transações de M&As do setor apresentam considerável dispersão.
Conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD/FAO), uma das fontes citadas no estudo, o Brasil ocupou a 8ª posição no ranking entre os 10 maiores produtores mundiais em 2021, onde a China ficou em primeiro lugar.