O ovo é um integrante extremamente popular dos pratos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. E isso não é por acaso. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o consumo de ovos é muito importante, especialmente no dia a dia de pessoas que possuem uma saúde mais fragilizada, incluindo os idosos, que passaram a representar cerca de 31,2 milhões de pessoas no Brasil em 2021, segundo o IBGE.
De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo é um alimento de baixo custo e possui diversas vitaminas e muitos minerais necessários para a manutenção da saúde das pessoas. Isso o transforma em uma das principais fontes de nutrientes das refeições. O seu custo benefício faz com que ele se torne uma boa opção de proteínas no café da manhã, almoço e jantar. Também a praticidade no preparo faz com que seja uma excelente estratégia para aumento de inclusão de nutrientes na dieta dessa categoria da população.
Nas idades superiores a 60 anos foi registrado uma inadequação de vitaminas A, D, E, cálcio, magnésio e piridoxina após análise de dados de inquérito nacional de Alimentação 2008-2009 (1). Esta deficiência de nutrientes é uma das grandes responsáveis por processos inflamatórios, que geram doenças, tão comuns em idosos. “ Assim, é importante lembrar que a união faz a força e a presença do ovo na refeição composta de verduras, legumes, frutas, alimentos integrais apresentam nutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos que colaboram com o equilíbrio do organismo”, explica a nutricionista do Instituto Ovos Brasil.
Benefícios do ovo na saúde do idoso
Uma das funções da ingestão de ovos na alimentação é o combate a perda da musculatura nessa idade, a conhecida e temida sarcopenia (2). Assim, os idosos também podem manter o ovo como fonte de proteína, participando da alimentação de forma estratégica, somado a exercícios físicos, evitando a redução muscular e mantendo uma forma de vida mais saudável.
Outro benefício é o consumo de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que agem diretamente na proteção dos olhos contra a luz, mas a sua ingestão só é efetivada quando há a presença de gordura, que já está presente na gema. “O que os estudos mostram é que o consumo do ovo aumenta os carotenóides séricos sem alterar o colesterol (3). Um estudo realizado com idosos que consumiram 1 ovo diariamente, tiveram um aumento da luteína e zeaxantina plasmática sem elevar os lipídios séricos e colesterol (4)”, explica a especialista.
Também é importante ressaltar que, para uma proteção maior da sua visão, é necessário ter outros hábitos saudáveis, como não fumar, proteger os olhos dos raios solares e luz azul, além de ter uma alimentação equilibrada.
O ovo pode ser consumido diariamente por idosos, lembrando que sempre é importante que haja um acompanhamento nutricional com o um profissional, que fará os ajustes necessários para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes para uma melhor qualidade de vida. É necessário ter em mente que o consumo de ovos, atrelado a um balanceamento adequado na refeição e outros bons hábitos como exercícios físicos, favorecem uma vida mais saudável.
Referências:
- Fisberg, RM; Marchionil, DML; Castrola, MA; Junior, EV; Araujo. MC; Bezerra, LN; Pereira, RA; Sichieril,R. Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev Saúde Pública 2013;47(1 Supl):222S-30S
- Pícoli, TS; Figueiredo, LL; Patrizzi, LJ. Sarcopenia e envelhecimento. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 455-462, jul./set. 2011.
- Yoshimi Kishimoto, Chie Taguchi, Emi Saita, Norie SuzukiSugihara, Hiroshi Nishiyama, Wei Wang, Yasunobu Masuda, Kazuo Kondo , Additional consumption of one egg per day increases serum lutein plus zeaxanthin concentration and lowers oxidized low-density lipoprotein in moderately hypercholesterolemic males
- Goodrow, E.F.; Wilson, T.A.; Houde, S.C.; Vishwanathan, R.; Scollin, P.A.; Handelman, G.; Nicholsi, R.J. Consumption of one egg per day increases serum lutein and lipoprotein concentrations in older adults without altering serum lipid and lipoprotein cholesterol concentrations. J. Nutr. 2006, 136, 2519–2524. 69
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.
Sobre Lúcia Endriukaite
Formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo).
Com uma vasta experiência na área de nutrição, Lúcia Endriukaite ministra palestra em escolas técnicas, universidades e em eventos do setor do agronegócio, em âmbito nacional. É responsável por pesquisas técnicas, elaboração de informativos e encartes educativos para a população e profissionais, no Instituto Ovos Brasil. Além de atender em seu consultório particular na área da educação, é docente convidada em cursos de Pós-Graduação.