O caso foi identificado pelo sistema de vigilância da gripe sazonal do estado, disse a agência.
Foi confirmado na quinta-feira (5), informou o CDC, acrescentando que uma investigação sobre a potencial exposição está em andamento pelo Departamento de Saúde e Serviços para Idosos do Missouri.
O paciente, que estava hospitalizado, apresentava as patologias típicas e foi tratado com medicamentos antivirais para influenza. O paciente recebeu alta posteriormente e se recuperou.
O caso preocupa, pois não houve exposição animal imediata conhecida e nenhuma transmissão contínua entre contatos próximos ou de outra forma foi identificada.
Este é o 14º caso humano de H5 relatado nos Estados Unidos em 2024 e o primeiro caso de H5 sem exposição ocupacional conhecida a animais doentes ou infectados.
Embora outros novos casos de gripe tenham sido detectados pelo sistema nacional de vigilância da gripe do país, esta é a primeira vez que o sistema detecta um caso de H5, disse o CDC.
A gripe aviária H5 está disseminada em aves selvagens no mundo todo e está causando surtos em aves e vacas leiteiras nos EUA, com vários casos humanos recentes em trabalhadores de laticínios e aves nos EUA.
Embora surtos de H5 tenham sido relatados em rebanhos comerciais e domésticos de aves em 2024, surtos em bovinos não foram relatados no Missouri.
O último caso relatado de gripe aviária em um rebanho comercial de aves no Missouri foi em fevereiro, de acordo com o USDA.
A gripe aviária H5N1 foi detectada em aves selvagens no estado no passado.
Quatorze estados dos EUA relataram um surto do vírus H5N1 em gado leiteiro.
A transmissão do vírus das aves para as vacas aumenta as preocupações de que ele poderia se adaptar e se espalhar entre humanos.
O CDC disse que o risco para o público em geral do H5N1 continua baixo, com base nos dados disponíveis.