O Departamento de Agricultura dos EUA informou na terça-feira (13) que expandirá os testes de gripe aviária na carne bovina que entra no suprimento de alimentos como parte de sua resposta ao surto atual entre gado leiteiro, acrescentando que a carne bovina e os laticínios dos EUA continuam seguros para consumo.
Autoridades do USDA, em uma ligação com repórteres e funcionários de outras agências de saúde dos EUA, disseram que os testes começarão em meados de setembro e pediram que os pecuaristas permaneçam vigilantes.
Quase 200 rebanhos em 13 estados dos EUA contraíram gripe aviária desde março, depois que o vírus passou de aves selvagens para vacas, de acordo com dados do USDA.
Em maio, o USDA testou 109 amostras de carne bovina de vacas leiteiras enviadas para o abate e encontrou partículas do vírus da gripe aviária em uma amostra de tecido de vaca. Gado leiteiro mais velho é frequentemente abatido para a produção de carne moída.
Os testes expandidos continuarão pelo resto do ano e se concentrarão na carne bovina do gado leiteiro, informou Emilio Esteban, subsecretário de segurança alimentar do USDA.
Eric Deeble, subsecretário adjunto de marketing e programas regulatórios, disse que o USDA está confiante com o nível atual de testes de gripe aviária conduzidos pelos produtores de leite do país.
“Eu sinto que a resposta é adequada”, ele disse.
A Food and Drug Administration vem dialogando com os estados sobre a plausibilidade de testes adicionais de leite cru em todo o país, disse Steve Grube, diretor médico do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada.
O Colorado implementou testes semanais obrigatórios de leite para produtores de leite em 22 de julho e, desde então, detectou mais 10 rebanhos positivos no estado.
Trabalhadores rurais continuam correndo risco de infecções por gripe aviária enquanto o vírus circular entre o gado, disse Nirav Shah, vice-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Treze trabalhadores da avicultura e da pecuária leiteira contraíram gripe aviária desde abril, de acordo com o CDC.
O CDC está trabalhando para expandir seus testes de vigilância em águas residuais para vírus H5 antes da temporada de gripe de outono e inverno, disse Shah.